• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-13042009-143933
Document
Auteur
Nom complet
Michelle Comar
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Souza, Marina de Mello e (Président)
Algranti, Leila Mezan
Wissenbach, Maria Cristina Cortez
Titre en portugais
Imagens de ébano em altares barrocos: as irmandades leigas de negros em São Paulo (séculos XVIII-XIX)
Mots-clés en portugais
Encontros culturais
Irmandades leigas de negros
Religiosidade
Resumé en portugais
O estudo da religião e da religiosidade é fundamental para a compreensão da formação da cultura brasileira suas práticas e representações. No aprofundamento da análise sobre a questão da construção de novas identidades pelos africanos e seus descendentes forjadas no contexto da escravidão na colônia portuguesa na América , as irmandades leigas de negros podem ser tomadas como espaços de devoção e sociabilidade. Portanto, a presente pesquisa teve como objeto de estudo as irmandades leigas de negros na cidade de São Paulo, durante a segunda metade do século XVIII e o século XIX. Partindo de aportes teóricometodológicos oferecidos pela história cultural, o estudo teve como objetivo apreender o cotidiano no interior destas associações e, a partir dele, o encontro das culturas africanas e européias que ali ocorreram, bem como compreender as alianças forjadas e os laços de solidariedade criados na intercessão dessas diversas relações sociais e culturais. Acredito que a análise das fontes e da bibliografia selecionada possibilitou compreender um pouco mais o universo social e cultural dos africanos e seus descendentes na cidade de São Paulo, bem como os códigos culturais compartilhados entre as culturas africanas e a européia, no decorrer dos séculos XVIII e XIX.
Titre en anglais
Ebony images in baroque altars: the lay black brotherhoods in São Paulo (XVIIIth-XIXth)
Mots-clés en anglais
Cultural encounters
Lay black brotherhoods
Religiosity
Resumé en anglais
The study of the religiosity is fundamental to the understanding of the Brazilian culture constitution - its practices and representations. To a deeper analysis about the construction of new identities by the Africans and theirs descendents forged in the context of slavery in the American Portuguese colony the lay brotherhoods of blacks can be taken as spaces of devotion and sociability. With that in mind,. this research had as object the Black lay brotherhoods in the city of Sao Paulo during the second half of the XVIIIth century and the XIXth century, and as a theoretical departure the principles of the cultural history. In that way, the study aim to apprehend the daily life of these associations, the encounter of African and European cultures present in it, and the partnerships and the links of solidarity created by t he intercession of the many cultural and social relations that happened there. l believe that the analysis of the documentation and of the selected bibliography took to a better understanding of the cultural and social world of Africans and their descendents living in the city of São Paulo, as well as the cultural codes shared by Brazilian and European cultures through XVIIth and XlXth centuries.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MICHELE_COMAR.pdf (995.02 Kbytes)
Date de Publication
2009-04-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.