• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-13042009-143933
Documento
Autor
Nombre completo
Michelle Comar
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Souza, Marina de Mello e (Presidente)
Algranti, Leila Mezan
Wissenbach, Maria Cristina Cortez
Título en portugués
Imagens de ébano em altares barrocos: as irmandades leigas de negros em São Paulo (séculos XVIII-XIX)
Palabras clave en portugués
Encontros culturais
Irmandades leigas de negros
Religiosidade
Resumen en portugués
O estudo da religião e da religiosidade é fundamental para a compreensão da formação da cultura brasileira suas práticas e representações. No aprofundamento da análise sobre a questão da construção de novas identidades pelos africanos e seus descendentes forjadas no contexto da escravidão na colônia portuguesa na América , as irmandades leigas de negros podem ser tomadas como espaços de devoção e sociabilidade. Portanto, a presente pesquisa teve como objeto de estudo as irmandades leigas de negros na cidade de São Paulo, durante a segunda metade do século XVIII e o século XIX. Partindo de aportes teóricometodológicos oferecidos pela história cultural, o estudo teve como objetivo apreender o cotidiano no interior destas associações e, a partir dele, o encontro das culturas africanas e européias que ali ocorreram, bem como compreender as alianças forjadas e os laços de solidariedade criados na intercessão dessas diversas relações sociais e culturais. Acredito que a análise das fontes e da bibliografia selecionada possibilitou compreender um pouco mais o universo social e cultural dos africanos e seus descendentes na cidade de São Paulo, bem como os códigos culturais compartilhados entre as culturas africanas e a européia, no decorrer dos séculos XVIII e XIX.
Título en inglés
Ebony images in baroque altars: the lay black brotherhoods in São Paulo (XVIIIth-XIXth)
Palabras clave en inglés
Cultural encounters
Lay black brotherhoods
Religiosity
Resumen en inglés
The study of the religiosity is fundamental to the understanding of the Brazilian culture constitution - its practices and representations. To a deeper analysis about the construction of new identities by the Africans and theirs descendents forged in the context of slavery in the American Portuguese colony the lay brotherhoods of blacks can be taken as spaces of devotion and sociability. With that in mind,. this research had as object the Black lay brotherhoods in the city of Sao Paulo during the second half of the XVIIIth century and the XIXth century, and as a theoretical departure the principles of the cultural history. In that way, the study aim to apprehend the daily life of these associations, the encounter of African and European cultures present in it, and the partnerships and the links of solidarity created by t he intercession of the many cultural and social relations that happened there. l believe that the analysis of the documentation and of the selected bibliography took to a better understanding of the cultural and social world of Africans and their descendents living in the city of São Paulo, as well as the cultural codes shared by Brazilian and European cultures through XVIIth and XlXth centuries.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MICHELE_COMAR.pdf (995.02 Kbytes)
Fecha de Publicación
2009-04-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.