• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-12062012-142415
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Lourenço
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Silva, Marcos Antonio da (Presidente)
Cardoso, Mauricio
Ciampi, Helenice
Ricci, Cláudia Sapag
Toledo, Maria Rita de Almeida
Título em português
Professores de História em cena: trajetórias de docentes na escola pública paulista (1970 - 1990)
Palavras-chave em português
carreira docente
ditadura militar
escola pública paulista
professores de História
Resumo em português
O sistema escolar brasileiro sofreu profundas modificações com o advento da ditadura civil-militar implantada com o golpe de 1964: reformaram-se todos os níveis de ensino, sobretudo os anos iniciais, que tiveram o curso primário unificado com o ginásio, em uma nova sequência que passou a se denominar 1º Grau. Na escola pública paulista tais mudanças ensejaram a junção dos dois cursos nos mesmos prédios escolares e uma reforma curricular que adequasse os conteúdos e métodos às novas exigências. Uma destas foi a extinção das disciplinas de História e Geografia, entre a 1ª e a 8ª séries e sua substituição por Estudos Sociais. Este trabalho parte da apresentação deste novo panorama na educação nacional, discute a implantação destas medidas em São Paulo e as consequências disto. Analisa-se, ainda, os novos currículos implantados, que ficaram conhecidos como Verdão, e os subsídios a estes, publicados posteriormente. Este percurso tem como finalidade chegar ao ponto central do texto que é a análise de sete docentes de História da rede pública estadual paulista, cuja atuação se deu entre os anos de 1970 e 1990. As reflexões se dão em torno da graduação, da carreira e da atuação dos professores em sala de aula. Privilegia-se a construção e os desafios da carreira, a vivência da docência sob a ditadura e as diferentes estratégias usadas em sala de aula, que incluem as formas de discussão dos conteúdos, a relação com os livros didáticos e as formas de atuação. Busca-se, com isto, contribuir para um maior entendimento do que é a cultura escolar do período analisado.
Título em inglês
History teachers on scene: trajectories of teachers in public schools in São Paulo - 1970-1990
Palavras-chave em inglês
History teachers
memories of teachers
military dictatorship
São Paulo public school
teaching career
Resumo em inglês
The Brazilian school system passed by deep changes after the advent of civil-military dictatorship established in 1964: all education levels was reformed, especially primary school, since then called 1st Degree. In São Paulo these changes gave rise to a new organization of the public school and a preparation of a new curriculum according to new demands. One of this was the extinction of History and Geography at 1st Degree, replaced by a new discipline called Social Studies. This work presents that new scene of national educational system and discusses the implementation of its guidelines in São Paulo and the curriculum then established, known as Verdão, as well its subsidies later published. This perspective aims to reach the texts central point: an analysis of the memories of seven History teachers who worked in São Paulo public schools between 1970 and 1990. So, the discussion revolves around these teachers formation, their career and classroom actuation, focusing career development and its challenges, the experience of teaching under dictatorship and their several professional practices, that includes discussion of the matters, relationship with textbooks and evaluation strategies. The intent is contribute to a better comprehension of what is the scholar culture during the analyzed period.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-06-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.