• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2004.tde-12032004-170729
Documento
Autor
Nome completo
Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Silva, Marcos Antonio da (Presidente)
Fenelon, Déa Ribeiro
Mate, Cecilia Hanna
Oliveira, Cecilia Helena Lorenzini de Salles
Siman, Lana Mara de Castro
Título em português
A formação do professor e o ensino de história. Espaços e dimensões de práticas eduacativas (Belo Horizonte, 1980/2003).
Palavras-chave em português
Cursos de Graduação
Ensino de História
Formação Continuada
Formação de professores
Professor de História
Resumo em português
"FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DE HISTÓRIA: Espaços e Dimensoes de Práticas Educativas" tem como objetivo central acompanhar a trajetória formativa do profissional do ensino de História. Entendendo que a formação do profissional ocorre em diversos espaços e dimensões da vida do sujeito em questão, a pesquisa buscou acompanhar esses diferentes aspectos. Dessa forma, debruçou um olhar sobre cursos universitários de História (FAFICH/UFMG; PUC Minas; UNICENTRO Newton Paiva e UNI-BH) e alguns espaços de formação continuada tais como cursos de pós-graduação em Educação (especialização, mestrado, doutorado) e atividades oferecidas pelos Centros de Formação das Secretarias Municipal e Estadual de Educação (CAPE e CERP, respectivamente). Além de levantamento bibliográfico e documentação institucional (histórico, projetos curriculares; publicações; regime de trabalho e titulação do corpo docente; programações; sistema de avaliação) foram fontes as entrevistas com coordenadores, professores e ex-alunos dos cursos, assim como a análise de questionários aplicados a alunos no início e término dos cursos de História. O recorte espacial para tal pesquisa foi a cidade de Belo Horizonte e o recorte temporal privilegiado o período compreendido desde os anos 80 do século passado até os dias de hoje.
Título em inglês
Teacher's education and the teaching of history: spaces and dimensions of educational practices.
Palavras-chave em inglês
Continuing professional education
Graduation Courses
History teacher
Professional development for teachers
Teaching of history
Resumo em inglês
The main purpose of Teacher's education and the teaching of history: spaces and dimensions of educational practices is to investigate the educational experience of student teachers of history. Assuming that professional education accurs in many diferent spaces and dimensions of a person's life, this research attempted to understand these different aspects. Thus, it focused on graduation courses of history (FAFICH/UFMG; PUC Minas; UNICENTRO Newton Paiva e UNI-BH) and some spaces of continuing professional education such as post-graduation courses in education (specialization, master’s degree and doctor's degree) and activities offered by Professional Development Centers of local and state Departments of Education (CAPE and CERP, respectively). Besides bibliographical and institutional documentation survey (historical, curricular projects, publications, work regulation, teachers' titles, programs, evaluation system), interviews with coordinators, professors and former pupils have been used as sources of data, as well as analysis of questionnaires applied to students who are beginning and ending their history courses. This research took place in Belo Horizonte and the period of time considered extends from the 80's up to the present.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2004-05-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.