• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-10082012-173943
Document
Auteur
Nom complet
Daniel de Lara Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Albieri, Sara (Président)
Lungarzo, Carlos Alberto
Plastino, Caetano Ernesto
Titre en portugais
Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney
Mots-clés en portugais
Filosofia da natureza
História das ciências
História intelectual
Luís António Verney
Newtonianismo
Portugal
Resumé en portugais
Esta pesquisa analisa a recepção das ideias de Isaac Newton que está expressa na obra do português Luís António Verney (1713 1792). Trata-se de um estudo de caso sobre o newtonianismo, fenômeno histórico da cultura iluminista, realizado aqui a partir de uma investigação acerca da compreensão conceitual da filosofia natural de Newton a que chegou Verney, bem como de algumas das intenções deste autor ao adotar determinadas concepções da ciência moderna e aplicá-las em seu projeto pedagógico, voltado a uma reforma no sistema de ensino português. As análises do texto de Verney estão problematizadas a partir de questões em torno do empirismo, do instrumental matemático e da concepção mecanicista de natureza, buscando avaliar suas respectivas relações com a física de Newton, e assim melhor conhecer as concepções que operavam nos seguintes intentos de Verney: afastar a influência dos jesuítas sobre a educação em Portugal, evitar as possíveis contradições entre sua fé católica e as concepções da filosofia natural moderna e, finalmente, adotar uma física que a ele se apresentava como muito promissora para o desenvolvimento econômico do reino.
Titre en anglais
Modern Science and newtonianism in the educational project of Luís António Verney
Mots-clés en anglais
History of science
Intellectual history
Luís António Verney
Newtonianism
Philosophy of nature
Portugal
Resumé en anglais
This research analyzes the reception of Isaac Newtons ideas which is expressed in the work of the Portuguese Luís António Verney (1713-1792). This is a case study on the Newtonianism, historical phenomenon of the Enlightenment culture, held here from an investigation of the conceptual understanding of Newton's natural philosophy reached by Verney, as well as some of the authors intentions to adopt certain modern science concepts and apply them in his educational project, aimed at a reform in the Portuguese education system. The analysis of Verneys text are problematized from issues of the empiricism, the mathematical tools and the mechanistic conception of nature, seeking to evaluate their relationships with Newtonian physics. Then, to understand deeply the concepts which worked in the following attempts to Verney: repel the influence of Jesuits on Portuguese education, avoid the possible contradictions between his Catholic faith and modern conceptions of natural philosophy and, eventually, embrace a physics which had presented to him as very promising for the kingdoms economic development.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-08-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.