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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2007.tde-10072007-111610
Documento
Autor
Nome completo
Vitoria Rodrigues e Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Prado, Maria Ligia Coelho (Presidente)
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Capelato, Maria Helena Rolim
Fester, Helenice Ciampi Ribeiro
Munakata, Kazumi
Título em português
Concepções de História e de ensino em manuais para o ensino médio brasileiros, argentinos e mexicanos
Palavras-chave em português
Concepção de ensino
Concepção de História
Ensino de História
Livro didático
Resumo em português
Tomando os livros didáticos como fonte de investigação e a História das disciplinas como perspectiva de análise, este trabalho tem o propósito de analisar as concepções de História e de seu ensino presentes nos livros didáticos destinados aos alunos do Ensino Médio, líderes de venda no Brasil, Argentina e México no início dos anos 2000. Produzidos após a onda de reformas curriculares verificadas na década anterior, visamos identificar em que medida essas novas proposições, bem como os debates no campo do ensino de História, influenciaram autores e editores a publicar obras sintonizadas com as mudanças propostas. Com essa análise queremos realçar a necessidade de as pesquisas em torno do ensino de história, especialmente aquelas que tomam os livros didáticos como objetos de investigação, tomarem tanto as concepções de História como as concepções sobre o ensino dessa disciplina como algo intrinsicamente integrado. A pesquisa demonstrou que, apesar dos três países apresentarem vários traços semelhantes, tanto no tocante à realidade educacional, como do mercado editorial, os livros didáticos brasileiros, argentinos e mexicanos analisados denotam práticas bastante distintas no ensino de História. Tais diferenças decorrem de um amplo conjunto de fatores, os quais procuramos identificar
Título em espanhol
"Concepciones de História e de enseñanza en manuales para o ensino medio brasileños, argentinos e mexicanos
Palavras-chave em espanhol
Concepción de enseñanza
Concepción de Historia
Enseñanza de Historia
Libro didáctico
Resumo em espanhol
Tomando los libros didácticos como fuente de investigación y la Historia de las asignaturas como perspectiva de análisis, dicho trabajo tiene como propósito analizar las concepciones de Historia y de su enseñanza presente en los libros didácticos destinados al alumnado de Enseñanza Media, líderes de venta en Brasil, Argentina y México en inicio de los años 2000. Producidos tras la oleada de reformas curriculares ocurridas en la década anterior, pretendemos identificar en qué medida esas nuevas proposiciones, bien como los debates en el campo de la enseñanza de Historia influyeron a autores y editores a publicar obras en sintonía con tales propuestas. Con ese análisis queremos subrayar la necesidad de las investigaciones alrededor de la enseñanza de Historia, especialmente aquéllas que toman los libros didácticos como objetos de investigación, tomando tanto las concepciones de Historia como las de enseñanza de esta disciplina como algo intrínsicamente integrado. La investigación demostró que aunque los países presenten varios trazos semejantes, en lo que se refiere a la realidad educacional, como del mercado editorial, los libros brasileños, argentinos y mexicanos que fueron analizados señalan prácticas bastante distintas en la enseñanza de Historia. Tales diferencias resultan de un amplio conjunto de hechos, los cuales buscamos identificar
 
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Data de Publicação
2007-08-20
 
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