• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-10042014-124620
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Mayer Bortoto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Purdy, Robert Sean (Presidente)
Hall, Michael Mcdonald
Lima, Solange Ferraz de
Título em português
Imagens do trabalho: os ferroviários da Chicago and North Western Railway nas fotografias do Office of War Information, 1942-1943
Palavras-chave em português
EUA
Ferroviários
Fotografia
Segunda guerra mundial
Trabalho
Resumo em português
Com o objetivo de explorar outras formas de aproximar a história dos trabalhadores, essa dissertação tem por escopo analisar um conjunto de 724 fotografias acerca da rotina da Chicago and North Western Railway e entender as formas possíveis de um discurso fotográfico acerca do trabalho e dos trabalhadores das estradas de ferro. Essas fotografias foram produzidas pelo fotógrafo Jack Delano sob a direção de Roy Emerson Stryker que, à época, encontrava-se na direção da divisão de fotografia do Office of War Information. Mais precisamente, as imagens fazem parte da trajetória do que ficou mais conhecido como Historical Section do Farm Security Administration, um grupo de fotógrafos conhecidos por retratar a situação do mundo rural após a Grande Depressão. Por conta disso, como modo de se aproximar às fotografias para analisá-las, foi preciso realizar uma reflexão acerca de seus elementos constitutivos, a saber: a história dos ferroviários, da divisão de fotografia e o problema de encarar a fotografia como um documento histórico. Feito isso, caracterizam-se as fotografias como vestígio em que as trajetórias de fotógrafo e da divisão, premidos por pressões políticas internas à estrutura estatal estadunidense, e as dos ferroviários marcadas por várias tensões entre patrões e trabalhadores se cruzavam. Com isso em vista, partiu-se para uma análise por meio de banco de dados para compreender como esse discurso estava constituído nas imagens. A partir de uma análise quantitativa somada a uma aproximação detida das narrativas fotográficas presentes na coleção de fotografias, percebeu-se que ela se apoiou em um discurso de harmonia entre trabalhadores e companhia ferroviária em favor de uma visão de equilíbrio social e que se adequasse às expectativas liberais em relação ao esforço de guerra. Mesmo com imagens que poderiam trazer ruídos para essa visão, a força de certa mitografia que entendia o trabalho como fonte da ordem social apontava, de fato, para um discurso de dominação em que a lógica capitalista aparece imposta sobre os trabalhadores por meio do discurso fotográfico.
Título em inglês
Images of work: Chicago and North Western Railway's Workers in the Photographies of the Office of War Information, 1942-1943
Palavras-chave em inglês
Photography
Railroads
United States
Workers
World War II
Resumo em inglês
Having as an objective to explore other ways to approach the workers history, this dissertation has as scope analyze a collection of 724 photographs on the routine of the Chicago and North Western Railway and understand the contents of a photographic discourse about railroad work and labor. These photographs were produced by photographer Jack Delano under direction of Roy Emerson Stryker, the head of the Office of War Informations Division of Photography. More precisely, the pictures are part of what is mostly known as the Farm Security Administrations Historical Section, group of photographers acknowledged for picturing the situation of the rural America after the effect of the Great Depression. For that matter, as means to establish an analytic procedure, it was necessary to reflect on the photographs constitutive elements, as: the history of railroad workers, the history of the division of photography and the question of understand photography as a historical record. As a result, the photographs were characterized as vestiges in which the trajectories of the photographer and the division, pressed by the politics inside the American state, and the trajectories of the railroad companies and workers, marked by various tensions, met. With this in view, it was established an analysis of the photographs through a database so it could be understood how the discourse was constituted in these pictures. From a quantitative analysis coupled with a detained approach to the photographic narratives found in the photographic collection, it was understood that the pictures relied on a discourse of harmony between workers and the railway in favor of a vision of social balance that suited the liberals expectations towards the war effort. Even though some images have the potency to challenge such view, the power of the mythography that understood labor as a source of social order pointed, in fact, to a discourse of domination in which the logic of capital was imposed on workers by means of photographic discourse.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-04-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.