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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-09052014-193525
Document
Auteur
Nom complet
Camila Zanon Paglione
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Alambert Junior, Francisco Cabral (Président)
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Titre en portugais
James McNeill Whistler: entre o mercado e a defesa da Arte
Mots-clés en portugais
Artista
Autobiografia
Autonomia
Imprensa
Mercado
Representação
Whistler
Resumé en portugais
A fim de observar o impacto de uma ideologia sobre a conduta e a realidade material de um artista, a pesquisa analisou o livro publicado em 1892 pelo americano James McNeill Whistler, The Gentle Art of Making Enemies. Posicionando-se diante dos paradoxos impostos pela autonomia da Arte, o pintor elaborou uma série de estratégias que visavam garantir uma imagem pública definida dentro dos parâmetros esperados para um artista livre, baseando-se principalmente no uso da imprensa para divulgação de suas ideias. Partidário da chamada arte pela arte, Whistler procurou provar ser a preeminência dos artistas no domínio de sua produção a fonte de sua liberdade. A partir dos debates entre os críticos de arte da imprensa britânica e o artista, foi possível observar as particularidades das disputas internas do campo artístico inglês e das soluções encontradas por Whistler para se manter dentro da fronteira que delimitava a autenticidade de um artista
Titre en anglais
James McNeill Whistler: between the market and the defense of Art.
Mots-clés en anglais
Artist
Autobiography
Autonomy
Market
Press
Representation
Whistler
Resumé en anglais
In order to observe the impact of an ideology on an artists demeanor and material reality, this research analyzed a book published in 1892 by the American James McNeill Whistler, The Gentle Art of Making Enemies. By taking a position in face of the imposed paradoxes of the Art autonomy ideology, the painter elaborated a series of strategies that aimed at ensuring a public image defined within the parameters expected for a free artist, based chiefly on using the press use for divulge his ideas. Follower of the art for art sake premises, Whistler sought to prove that the freedom of artists relied on their preeminence over the domain of their production. Based on the debates between art critics of the British press and the artist, it was possible to observe the particularities of intern disputes of the British art field and the solutions found by Whistler to stay within the boundaries demarcating the authenticity of an artist.
 
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Date de Publication
2014-10-17
 
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