• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-09052014-193525
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Zanon Paglione
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Alambert Junior, Francisco Cabral (Presidente)
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Título en portugués
James McNeill Whistler: entre o mercado e a defesa da Arte
Palabras clave en portugués
Artista
Autobiografia
Autonomia
Imprensa
Mercado
Representação
Whistler
Resumen en portugués
A fim de observar o impacto de uma ideologia sobre a conduta e a realidade material de um artista, a pesquisa analisou o livro publicado em 1892 pelo americano James McNeill Whistler, The Gentle Art of Making Enemies. Posicionando-se diante dos paradoxos impostos pela autonomia da Arte, o pintor elaborou uma série de estratégias que visavam garantir uma imagem pública definida dentro dos parâmetros esperados para um artista livre, baseando-se principalmente no uso da imprensa para divulgação de suas ideias. Partidário da chamada arte pela arte, Whistler procurou provar ser a preeminência dos artistas no domínio de sua produção a fonte de sua liberdade. A partir dos debates entre os críticos de arte da imprensa britânica e o artista, foi possível observar as particularidades das disputas internas do campo artístico inglês e das soluções encontradas por Whistler para se manter dentro da fronteira que delimitava a autenticidade de um artista
Título en inglés
James McNeill Whistler: between the market and the defense of Art.
Palabras clave en inglés
Artist
Autobiography
Autonomy
Market
Press
Representation
Whistler
Resumen en inglés
In order to observe the impact of an ideology on an artists demeanor and material reality, this research analyzed a book published in 1892 by the American James McNeill Whistler, The Gentle Art of Making Enemies. By taking a position in face of the imposed paradoxes of the Art autonomy ideology, the painter elaborated a series of strategies that aimed at ensuring a public image defined within the parameters expected for a free artist, based chiefly on using the press use for divulge his ideas. Follower of the art for art sake premises, Whistler sought to prove that the freedom of artists relied on their preeminence over the domain of their production. Based on the debates between art critics of the British press and the artist, it was possible to observe the particularities of intern disputes of the British art field and the solutions found by Whistler to stay within the boundaries demarcating the authenticity of an artist.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-10-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.