• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-09032010-111451
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Maret Scovenna
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Silva, Marcos Antonio da (Presidente)
Oliveira, Gilberto Maringoni de
Prado, Maria Ligia Coelho
Título en portugués
Nas linhas e entrelinhas do riso: as crônicas humorísticas de Belmonte (1932-1935) 
Palabras clave en portugués
Belmonte (Benedito Bastos Barreto)
Crônica
Folha da Noite
Humor
São Paulo nos anos 30
Resumen en portugués
O objetivo da presente dissertação de mestrado é propor uma análise de parte das crônicas humorísticas de Benedito Bastos Barreto, o Belmonte. A análise desta produção literária, escrita entre 1932 e 1935, tem como eixo as temáticas mais constantes na escrita de Belmonte: a rejeição do governo de Getúlio Vargas e do Nazi-fascismo e as severas críticas à modernidade técnica. Em suas críticas ao Nazi-fascismo, elaboradas na primeira metade da década de trinta do século passado, o cronista demonstrou precocidade e ineditismo frente aos jornalistas e jornais paulistas da época, sendo que estes tendiam a se calar ou a demonstrar simpatia perante a ascensão dos governos Fascistas de Hitler e Mussolini. E, ao elaborar críticas à modernidade técnica, sugerimos que Belmonte não apenas repudiava o incrível potencial bélico demonstrado com ineditismo na Primeira Guerra Mundial , como também apontava para a complexa e problemática modernização da cidade de São Paulo, assim como a aspectos atribulados da sua história recente.
Título en inglés
On lines and between lines of laughter: Belmonte's humoristic chronicles (1932-1935)
Palabras clave en inglés
Belmonte (Benedito Bastos Barreto)
Chronicle
Folha da Noite
Humour
São Paulo in the 30's
Resumen en inglés
The purpose of the present dissertation is to propose an analysis of some humoristic chronicles of Benedito Bastos Barreto, the Belmonte. The analysis of this literary work, written between 1932 and 1935, has the most often thematics on Belmontes writing as main point: the rejection of Getúlios Vargas government and of the Nazi-fascism, as well as the severe critics to the technical modernity. In his critics against the Nazi-fascism, elaborated during the first half of the thirties of the last century, the chronist demonstrates to be precoce and unheard of when compared to the jornalists and the newspapers of his time, for those used to keep quiet or demonstrate appreciation for the rising of Hitlers and Mussolinis fascist governments. And, as he elaborates critics to the techincal modernity, we sugest that Belmonte did not just repudiate the amazing warlike potencial that was demonstrated for the first time on the First World War , as well as he also indicates the complex and problematic modernization of São Paulo city, and the troubled aspects of its recent history.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-03-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.