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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-08072015-120328
Documento
Autor
Nome completo
Cecília Riquino Heredia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de (Presidente)
Motta, Rodrigo Patto Sá
Souza, Miliandre Garcia de
Título em português
A caneta e a tesoura: dinâmicas e vicissitudes da censura musical no regime militar
Palavras-chave em português
Censura
Ditadura militar
Imaginário social
Indústria cultural
Música
Resumo em português
A censura à canção, em virtude de a música ser considerada uma das artes de espetáculo mais abertas a mudanças de padrões comportamentais e políticos, tem particularidades que acabam por interferir na própria produção dos pareceres do censor e potencializar processos vivenciados pela Divisão de Censura de Diversões Públicas. A partir de um corpo documental constituído por pareceres de letras musicais, correspondências trocadas pelos órgãos ligados à censura e pela legislação censória, esta pesquisa pretende examinar como as vicissitudes e as tensões intrínsecas à atividade censória musical durante o regime militar estão presentes no discurso desses técnicos e, ao mesmo tempo, analisar como é demonstrada, nesses documentos, sua inserção no aparato repressivo do Estado autoritário. Para isso, propomos uma nova abordagem dessa censura musical, realizando, em conjunto com análises qualitativas, uma leitura serial e quantitativa das fontes produzidas pelo serviço censório, estabelecendo tendências, repetições, rupturas e mudanças graduais nas dinâmicas da atividade. Estas oscilações, além de reflexos das políticas repressoras do Estado, também lançam luz, por um lado, sobre as relações que os técnicos travavam com a tradição censória, artistas e indústria cultural e, por outro, sobre a construção de uma imagem do serviço como sendo, supostamente, missionário e paladino da moral, perante uma sociedade cada vez mais influenciada por novos valores e grupos opositores ao regime.
Título em inglês
Pen and scissors: dynamics and vicissitudes of musical censorship during the military regime
Palavras-chave em inglês
Censorship
Cultural industry
Military Dictatorship
Music
Social imagery
Resumo em inglês
Since music is considered one of the performing arts most open to changes in behavior and political patterns, song censorship has singularities that interfere in the production of the censor's report and augment the processes experienced by the Censorship Division of Public Entertainment. From a group of documents constituted by organs linked to censorship and censorship legislation, this study intends to examine how the vicissitudes and tensions that are a part of musical censorship activity during the military regime are present in the speech of these technicians and, at the same time, analyze how these documents demonstrate their insertion in the repressive apparatus of the authoritarian State. For this purpose, we propose a new approach to this musical censorship, conducting, alongside qualitative analyses, a serial and quantitative reading of the sources produced by the censorship service, establishing tendencies, repetitions, ruptures and gradual changes in the activity's dynamics. These oscillations, aside from reflecting the State repression policies, also shed light on the relationships the technicians developed with the censorship tradition, artists and cultural industry, as well as on the construction of an image of this service as supposedly being missionary and a bastion of morals, to a society increasingly influenced by new values and groups opposing the regime.
 
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Data de Publicação
2015-07-08
 
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