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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-07122012-104254
Documento
Autor
Nome completo
Virginia de Almeida Bessa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Moraes, José Geraldo Vinci de (Presidente)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Saliba, Elias Thome
Santos, Idelette Muzart Fonseca dos
Vidal, Laurent Olivier
Título em português
A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934)
Palavras-chave em português
Canção
Cultura urbana
Música popular
São Paulo (século XX)
Teatro musicado
Resumo em português
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da moderna canção popular no Brasil, e, de outro, como espaço de invenção de uma identidade paulista a qual, por sua vez, realimentou a produção cancional da capital, especialmente aquela identificada como caipira. Com base em um extenso levantamento realizado na imprensa, a primeira parte faz um mapeamento do circuito teatral musicado paulistano, compreendido como parte de uma nascente cultura de massa. Para tanto, apresenta suas salas de espetáculo e seus principais empresários, revelando a crescente capitalização do mundo das diversões. Também caracteriza os gêneros teatrais musicados encenados na cidade, com ênfase na produção local. A segunda parte enfoca aspectos musicais dessa produção teatral. Discute a importância dos palcos na profissionalização de instrumentistas, maestros e compositores paulistas, além de descrever o circuito de produção, circulação e consumo musical na cidade, que incluía não só os teatros, mas também a edição de partituras, as bandas militares e, bem mais raramente, o disco. Finalmente, apresenta algumas características da música divulgada no teatro e problematiza a evolução do canto nas peças musicadas, relacionando-a com a fixação de um gesto cancional.
Título em inglês
The musical scene of São Paulo: musical theater and popular songs in the city of São Paulo (1914-1934)
Palavras-chave em inglês
Musical theater
Popular music
São Paulo (20th century)
Song
Urban culture
Resumo em inglês
This thesis investigates the relationship between musical theater and popular songs in the city of São Paulo during the early decades of the twentieth century (1914-1934), the period that precedes the consolidation of the music industry and the radio in Brazil. It aims to understand the importance of Sao Paulos musical and theater stages in two aspects: first, in their relationship with the more thorough process of constitution of the modern popular song in Brazil, and, second, as a locus for the invention of a paulista identity - which in turn, would feed back into the song production in São Paulo, especially the one known as caipira. Based on an extense data collection from São Paulo daily press, the first part maps the city's theater circuit, understood here as part of abursting mass culture. It presents the São Paulo concert halls and their main impresarios, revealing the increasing capitalization of the entertainment industry. It also characterizes the musical theatre genres performed in the city, with an emphasis on local production. The second part focuses on the musical aspects of this theater production. It discusses the importance of theatre in the professionalization of instrumentalists, conductors and composers in São Paulo, and describes the different circuits of musical production in the city, which included not only the theaters, but also editing music, bands and, very rarely, the phonographic industry. It also presents some characteristics of the theatre music and discusses the evolution of the song in musical theatre.
 
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Data de Publicação
2012-12-07
 
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