• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-06072007-103450
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Alberto Rocha
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Capelato, Maria Helena Rolim (Presidente)
Costa, Helouise Lima
Grespan, Jorge Luis da Silva
Luca, Tania Regina de
Saliba, Elias Thome
Título em português
Figurações do ritmo: da sala de cinema ao salão de baile paulista
Palavras-chave em português
Cinema (Sociologia - história) - São Paulo
Dança (Sociologia - história) - São Paulo
História social
Resumo em português
A presente investigação analisa a difusão de determinado repertório e estética musical imbricados ao fenômeno da dança e prática dos bailes, no contexto de modernização de São Paulo. Particularmente, abordamos o momento em que uma nova centralidade redesenhou sua fisionomia urbana grosso modo entre meados de 1930 e 1950. Nesse cenário, tal musicalidade, não apenas se mesclou de maneira singular às representações do moderno, como também fomentou no imaginário da metrópole emergente certo ideal de progresso e modernidade. A análise apreende o sentido desse repertório musical no entrecruzamento da "experiência do cinema" e da prática do baile
Título em inglês
The diffusion of a particular repertory and musical aesthetic related to dance and the balls in the context of São Paulo's modernization
Palavras-chave em inglês
Cinema (Sociology - history) - São Paulo
Dance (Sociology - history) - São Paulo
Social history
Resumo em inglês
This research concerns the diffusion of a particular repertory and musical aesthetic related to dance and the balls in the context of São Paulo's modernization. We focus particularly on the moment that a new centrality emerged in the cityscape, between, the 1930´s and 1950's. In this context, the musicality has been blended with some representations of the Modern as well as has improved in the urban imaginary certain ideas related to progress and modernity. We search for the meanings of this musical repertory in relationship to the "experience" of the cinema and the practice of the balls
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-08-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.