• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-06072007-103450
Documento
Autor
Nombre completo
Francisco Alberto Rocha
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Capelato, Maria Helena Rolim (Presidente)
Costa, Helouise Lima
Grespan, Jorge Luis da Silva
Luca, Tania Regina de
Saliba, Elias Thome
Título en portugués
Figurações do ritmo: da sala de cinema ao salão de baile paulista
Palabras clave en portugués
Cinema (Sociologia - história) - São Paulo
Dança (Sociologia - história) - São Paulo
História social
Resumen en portugués
A presente investigação analisa a difusão de determinado repertório e estética musical imbricados ao fenômeno da dança e prática dos bailes, no contexto de modernização de São Paulo. Particularmente, abordamos o momento em que uma nova centralidade redesenhou sua fisionomia urbana grosso modo entre meados de 1930 e 1950. Nesse cenário, tal musicalidade, não apenas se mesclou de maneira singular às representações do moderno, como também fomentou no imaginário da metrópole emergente certo ideal de progresso e modernidade. A análise apreende o sentido desse repertório musical no entrecruzamento da "experiência do cinema" e da prática do baile
Título en inglés
The diffusion of a particular repertory and musical aesthetic related to dance and the balls in the context of São Paulo's modernization
Palabras clave en inglés
Cinema (Sociology - history) - São Paulo
Dance (Sociology - history) - São Paulo
Social history
Resumen en inglés
This research concerns the diffusion of a particular repertory and musical aesthetic related to dance and the balls in the context of São Paulo's modernization. We focus particularly on the moment that a new centrality emerged in the cityscape, between, the 1930´s and 1950's. In this context, the musicality has been blended with some representations of the Modern as well as has improved in the urban imaginary certain ideas related to progress and modernity. We search for the meanings of this musical repertory in relationship to the "experience" of the cinema and the practice of the balls
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-08-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.