• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-06072007-102738
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe Pascuet Pregnolatto
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Suano, Marlene (Presidente)
Camargo, Ana Maria de Almeida
Rede, Marcelo Aparecido
Título en portugués
A cultura material na didática da História
Palabras clave en portugués
Antiguidade
Cultura material
Ensino de História
Imagem
Livro didático
Resumen en portugués
A presente dissertação aponta o tratamento dado à Cultura Material nos livros didáticos de História. A amostra constitui-se de todos os livros didáticos aprovados pelo PNLD 2003, criando-se um banco de dados contendo todas as imagens neles contidas. Nesse banco de dados, as imagens são divididas em três categorias principais: vestígios arqueológicos, mediações interpretativas e fotos. A seguir, considera-se o meio (pintura a óleo, gravura, têmpera, aquarela, escultura, estruturas urbanas e rurais...) e o suporte (tela, mural, papel...) das imagens. Tabulados e quantificados os dados, comparecem quadros indicativos por culturas e por problemas. Ausências e presenças são analisadas assim como as legendas das imagens e o manual do professor, constatando-se o uso ainda meramente ilustrativo da cultura material, que se explica por sugestões referentes à formação do historiador brasileiro
Título en inglés
The treatment of material culture received in history school books
Palabras clave en inglés
Antiquity
History teaching
Image
Material culture material
School books
Resumen en inglés
The present work discusses the treatment material culture receives in history school books. The sample was constituted by all school books approved in 2003 by the PNLD program, from which a data bank was created, relating all images from the sample.In this data bank the images are divided in three main categories: archaeological data, photos and mediatic intermediate solutions. It is then considered the type(oil painting, sculpture, buildings) and the basis (canvas, paper, wall, stone) for the images. Organized and quantified the data, both cultures and problems are presented. The consideration of both presences and absences, as well as the analysis of labels and the teacher manual prompt us to suggest that the use still illustrative of material culture is much due to the background and schooling of the Brazilian historian
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-08-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.