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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-05112007-131937
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Henrik Aubert
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Franco Junior, Hilario (Presidente)
Bastos, Mário Jorge da Motta
Meneses, Ulpiano Toledo Bezerra de
Título em português
Intento sensu et vigilanti mente: esboço de uma problemática histórica do som no Ocidente medieval
Palavras-chave em português
Antropologia histórica
Construcionismo social
Cultura sensível
Idade Média
Paisagem sonora
Som
Resumo em português
O presente trabalho se propõe a esboçar um referencial histórico e teórico para o estudo do som nas sociedades do Ocidente medieval. O som é entendido aqui como uma "forma semantizada" e, ao mesmo tempo, um "conteúdo enformado", perspectiva que busca pôr em relevo a dialética entre objetivo e subjetivo (que, concretamente existem apenas como processos relacionados de objetivação do subjetivo e subjetivação do objetivo), dialética inerente à existência social de qualquer "objeto" e da própria sociedade. A dissertação se compõe de três partes: (1) na primeira parte, enfocamos privilegiadamente a semantização da forma sonora, buscando desvendar as transformações históricas nas modalidades de circunscrição do som pelo pensamento; (2) na segunda parte, tomamos, dialeticamente, a direção contrária e privilegiamos o exame da enformação sonora do conteúdo, investigando mais especificamente a evolução da forma sonora da liturgia latina; (3) por fim, na terceira parte, propomos um estudo de caso que busca apreender, na temporalidade de sua efetivação, a dinâmica entre os processos de semantização da forma sonora e de enformação sonora do conteúdo.
Título em inglês
Intento sensu et vigilanti mente: a sketch of a system of historical and theoretical references for the study of sound in the societies of the medieval West
Palavras-chave em inglês
Historical anthropology
Middle Ages
Sensory culture
Social constructivism
Sound
Soundscape
Resumo em inglês
This dissertation aims at sketching a system of historical and theoretical references for the study of sound in the societies of the medieval West. Sound is understood throughout this work as both "semanticized form" and "enformed content". This perspective seeks to emphasize the dialectics of subjectivity and objectivity (which concretely exist only as the interrelated processes of objectivation of subjectivity and subjectivation of objectivity) inherent to the social existence of any "object" and of society itself. The dissertation comprises three parts: (1) in the first, we focus mainly on the semantization of sound form, attempting to understand the historical changes in the modalities of apprehension of sound by thought; (2) in the second part, we dialectically assume the opposite direction and focus on the enformation of content as sound, dealing more specifically with the evolution of sound form in Latin liturgy; (3) finally, in the third part, we propose a case study which seeks to apprehend, in its concrete temporality, the dynamics of the interrelated processes of semantization of sound as form and enformation of content as sound.
 
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Data de Publicação
2007-11-08
 
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