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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-05072012-170030
Documento
Autor
Nome completo
Anderson Roberti dos Reis
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Silva, Janice Theodoro da (Presidente)
Domingues, Beatriz Helena
Freitas Neto, José Alves de
Karnal, Leandro
Zeron, Carlos Alberto de Moura Ribeiro
Título em português
A Companhia de Jesus no México: educação, bom governo e grupos letrados (séculos XVI-XVII)
Palavras-chave em português
América Colonial
Companhia de Jesus
Educação
México
Resumo em português
Esta tese pretende analisar as particularidades que envolveram a organização da viagem, a instalação e o início das missões da Companhia de Jesus no México a partir de 1572. Tendo em vista a dedicação dos jesuítas à educação e às atividades urbanas durante as três primeiras décadas após a sua chegada, o presente estudo examina os fundamentos que nortearam os projetos de ensino nos colégios da Ordem na capital do vice-reino. Parte-se da premissa que aqueles religiosos compartilhavam certa noção de bom governo que embasava suas práticas educativas e missionárias. Valendo-se de tal princípio, propõe-se aqui uma reflexão a respeito da participação e influxo dos jesuítas na sociedade mexicana dos séculos XVI e XVII por meio de suas atividades citadinas, como jurisconsultos, e colegiais, como professores e formadores de grupos letrados.
Título em inglês
The Society of Jesus in Mexico: education, good government and literate groups (16th and 17th centuries)
Palavras-chave em inglês
Colonial America
Education
Mexico
Society of Jesus
Resumo em inglês
This thesis aims to analyze the peculiarities involved in the organization of the trip, the installation and the beginning of the missions of the Jesuits in Mexico since 1572. Given the dedication of Jesuit towards education and urban activities during the first three decades after their arrival, this study examines the rationale that guided the teaching projects in their colegios in the capital of the viceroyalty. We start with the premise that those religious shared a certain notion of good government that supported their educational and missionary practices. Drawing on this principle, we propose here a reflection on the participation and influence of the Jesuits in Mexican society in the sixteenth and seventeenth centuries through their urban activities, as lawyers, and collegians, as teachers and forgers of literate groups.
 
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Data de Publicação
2012-07-06
 
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