• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-05072007-111701
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Koshiba Goncalves
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Saliba, Elias Thome (Presidente)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Moraes, José Geraldo Vinci de
Título en portugués
Música em 78 rotações: 'discos a todos os preços' na São Paulo dos anos 30
Palabras clave en portugués
Cidade de São Paulo
Discos 78rpm
Gravadoras de disco 78rpm
História cultural
Música popular
Resumen en portugués
A presente pesquisa investiga os caminhos trilhados pelas gravadoras de discos 78rpm que atuaram na cidade de São Paulo, desde a inauguração da gravação elétrica até a consolidação do rádio. Analisa-se, especialmente. o processo de incorporação, seleção, ou recriação das empresas fonográficas diante da produção musical brasileira. A tecnologia elétrica conferiu uma densidade sonora inédita à reprodução das músicas e alterou profundamente a experiência auditiva do ouvinte, a forma de conceber a gravação de sons por parte das companhias fonográficas, e a sua relação com as empresas de radiofonia, criando um modelo de atuação que será utilizado ao longo de todo o século XX. Como objeto privilegiado de análise estão as primeiras séries de gravações produzidas na capital paulistana, cujos acordes e vozes registrados - como os tangos, gravados nos anos 20 - foram emudecidos pelo esquecimento ou pelas péssimas condições de conservação dos fonogramas; outros - como a "música caipira", ou os choros e as valsas - foram intensamente reproduzidos pelas rádios e vitrolas, e permanecem vivos até hoje em nossa memória musical.
Título en inglés
Brazilian music in the 78rpm disc records: discs of all prices in São Paulo´s 20th century
Palabras clave en inglés
78rpm disc recording companies
78rpm records
City of São Paulo.
Cultural history
Popular music
Resumen en inglés
This work examines the paths follwed by the 78rpm disc recording companies, that operated in São Paulo city, since the inauguration of the electric recording process, until the consolidation of the radio companies. Particularly, the record companies' processes of incorporation, selection and re-creation of brazilian music are analyzed. The new technology granted an unprecedented density to the sounds reproduced by the victrola and deeply transformed the listener's auditive experience. It also changed the way that the recording companies conceived the recording process and their relation with the radio companies, creating an operating paradigm that would be used during the whole 20th century. The first series of records produced in the city of São Paulo are the main research objects analyzed, which voices and chords registered - like tangos, recorded during the 1920's - were silenced by the forgetfullness or the discs' bad conditions of conservation; others - like the "caipira music", "choro" or valses - were intensily reproduced by the radio or victrolas, and remain alive in our musical memory.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-08-08
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • SALIBA, E. T. Estudos de Historiografia Brasileira. In Neves, Lucia Maria Bastos, e Gonçalves, Marcia (e outros). Estudos de Historiografia Brasileira. Rio de janeiro. : FGV/Faperj, 2011{Volume}.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-05072007-111701/
  • Premio Nacional Silvio Romero (diss. de Camila Koshiba Gonçalves) - INPHAN - Ministério da Cultura
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.