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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2008.tde-04062008-152940
Documento
Autor
Nome completo
Érica de Campos Visentini da Luz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Camargo, Ana Maria de Almeida (Presidente)
Basseto, Sylvia
Bellotto, Heloisa Liberalli
Guimarães, José Augusto Chaves
Lopez, André Porto Ancona
Título em português
A produção musical evangélica no Brasil
Palavras-chave em português
Banco de dados
Canção
Documentação
Protestantismo
Religião
Resumo em português
O objetivo da presente tese é oferecer um levantamento documental acerca da produção musical evangélica no Brasil. Em termos teológicos e institucionais, o protestantismo procurou evidenciar mais os elementos que uniam as diferentes denominações do que os que as diferenciavam, e essa característica transparece na produção musical, uma vez que há livre trânsito de cantores e compositores entre igrejas e empresas do ramo e o repertório musical é basicamente um só, oriundo da tradição norte-americana da chamada era missionária, ocorrida em meados do século XIX e uma posterior produção nacional, mantendo os mesmos padrões musicais e literários. Considerando os anos de 1930 a 1990, época anterior à produção e distribuição digital da música, em que predominavam os LPs, os famosos bolachões, a pesquisa foi realizada em gravadoras e rádios das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro através de um mapeamento exaustivo de todo material disponível. Foi criado um banco de dados no Access - Microsoft, onde foram cadastrados 965 álbuns, 9370 canções e 6269 artistas, além de várias outras informações. Foi gerado um relatório que procurou contemplar a maior quantidade possível de dados, porém, para efetivo conhecimento do trabalho, recomenda-se a consulta direta ao banco de dados, disponível em CD-rom.
Título em inglês
The evangelical musical production in Brazil
Palavras-chave em inglês
Database
Documentation
Protestantism
Religion
Song
Resumo em inglês
The objective of the present thesis is to offer a documental survey about the evangelical musical production in Brazil. In theological and institutional terms, Protestantism tried to make more evident the element that united the different denominations than the elements that made them different, and this caracteristic was made clear in the musical production, once there is free transit of singers and composers in churches and companies and the musical repertoire is basically only one, which comes from the North- American tradition of the so called missionary era in the middle of the XIX century and a later national production, maintaining the same literary and musical standarts. Considering the period between 1930 and 1990, a period before the musical production and digital distribution, in which the LPs predominated, the research was carried out in recorders and radio station in São Paulo and Rio de Janeiro cities through an intensive registration of all the available material. A database was created in the Access software - Microsoft, where 965 albums, 9370 songs and 6269 artists were registered, in addition to many other pieces of information. A report was produced to provide the largest possible quantity of dada, nerthless, in order to reach effective knowledge and understanding of the research, a consult of the database, available in CD-rom, is recommended.
 
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Data de Publicação
2008-06-12
 
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