• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2004.tde-02092004-171746
Documento
Autor
Nome completo
Fábio Maza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Netto, Ulysses Telles Guariba (Presidente)
Capelato, Maria Helena Rolim
Costa, Milton Carlos
Martinez, Paulo Henrique
Motoyama, Shozo
Título em português
"O idealismo prático de Roberto Simonsen. Ciência, tecnologia e indústria na construção da nação"
Palavras-chave em português
Ciência
empresário
industrialização
nação
tecnologia
Resumo em português
O objetivo central deste trabalho é analisar a obra do empresário e historiador Roberto Simonsen. No conjunto de discursos, palestras e conferências proferidas por Simonsen, dois temas aparecem de forma constante nas diversas fases de sua atuação. A nossa hipótese é que, por trás das propostas de industrialização defendidas por Simonsen, se achava uma determinada concepção de Ciência e tecnologia que iria servir de alicerce a uma maneira de pensar e agir, norteadora de sua prática empresarial e intelectual. Como, no decorrer de sua prática, forjou esta noção de Ciência e tecnologia e como esta concepção foi determinante em seu projeto político e industrialista, são as preocupações primeiras do desenvolvimento neste trabalho. A industrialização está diretamente ligada à construção da nação. O que pensamos ser possível contemplar, dos escritos e discursos de Simonsen, é que a criação da nação significava instrumentalizar o país com mecanismos econômicos racionais, elaborados com base em uma certa imagem mitificada da Ciência, como também na utilização de um amplo artefato técnico. Procuramos analisar como as concepções de Ciência e de tecnologia de Simonsen sustentavam a construção da nação em seu projeto político-industrialista. Para isto, examinamos o conjunto de seus escritos, artigos e conferências, visando articulá-lo a sua trajetória intelectual. Agindo assim, foi possível apreender como, no embate político de sua prática, Simonsen foi construindo sua idéia de Ciência e de tecnologia, o que lhe permitiu formular diversos temas básicos do seu projeto industrialista.
Título em francês
Le idéalisme pratique de Roberto Simonsen:science,technologie et industrie dans la construction de la Nation
Palavras-chave em francês
Industrialisation
Nation Entrepreneur
Science
Technologie
Resumo em francês
L’objectif central de ce travail est d’analyser l’oeuvre de l’entrepreneur et historien Roberto Simonsen. Dans l’ensemble de ses discours, exposés et conférences, deux thèmes apparaissent de manière constante dans les diverses phases de ses actes. Notre hypothèse est que, derrière les propositions d’industrialisation défendues par celui-ci, on sentait une conception déterminée de la science et de la technologie qui allait servir de base à une manière de penser et d’agir, et allait orienter sa pratique des affaires ainsi que son côté intellectuel. Comment, au cours de sa pratique, a-t-il forgé cette notion de science et de technologie et comment cette conception a-t-elle été déterminante dans son projet politique et industriel, voici les premières préoccupations du développement de ce travail. L’industrialisation est directement liée à la construction de la nation. A notre avis, ce qu’il est possible de voir dans ses écrits et ses discours, c’est que la création d’une nation signifiait instrumentaliser le pays par des mécanismes économiques rationnels, élaborés sur la base d’une certaine image mytique de la science, ainsi que par l’utilisation de beaucoup de machines. Nous avons essayé d’analyser comment les concepts de la science et de la technologie de Simonsen soutenaient la construction de la nation dans son projet politico-industriel. Pour ceci, nous avons examiné l’ensemble de ses écrits, articles et conférences, avec comme objectif de les articuler à sa trajectoire intellectuelle. Ce faisant, il a été possible d’apprendre comment, dans le choc politique de sa pratique, Simonsen a construit son idée de la science et de la technologie, ce qui lui a permis de formuler divers thèmes de base de son projet industriel.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
1tese.pdf (999.04 Kbytes)
Data de Publicação
2004-09-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.