• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-02062015-175712
Document
Auteur
Nom complet
Rafael Benvindo Figueiredo Galante
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Wissenbach, Maria Cristina Cortez (Président)
Alambert Junior, Francisco Cabral
Silva, Salomão Jovino da
Titre en portugais
Da cupópia da cuíca: a diáspora dos tambores centro-africanos de fricção e a formação das musicalidades do Atlântico Negro (Sécs. XIX e XX)
Mots-clés en portugais
Cuíca
Musicalidades afro-brasileiras
Musicalidades centro-africanas
Samba carioca
Tambores de fricção
Resumé en portugais
O objetivo principal desta dissertação é o de recuperar a dimensão atlântica da história social das musicalidades afro-brasileiras criadas por africanos escravizados e seus descendentes durante o último século de escravismo e ao longo das primeiras décadas do período pós-abolição. O foco recai, sobretudo, no entendimento dos movimentos de transposição histórica dos tambores de fricção, de determinadas áreas do continente africano para as Américas, sua importância na formação das comunidades e culturas musicais afro-brasileiras, especialmente naquelas relacionadas ao samba urbano carioca, bem como nas transformações que o processo de diáspora imprimiu na organologia e na performance realizada por meio destes tambores de fricção. Este estudo, como também o inventário realizado dos instrumentos musicais que compunham as paisagens musicais do Brasil e de determinadas sociedades da África Central, sustenta-se sobre fontes históricas variadas, desde representações iconográficas contidas em crônicas, relatos de viagem e etnografias de viajantes e estudiosos que percorreram as diversas sociedades do período, análise de exemplares de instrumentos africanos pertencentes a coleções museológicas, até a escuta e análise de diversos fonogramas disponibilizados por meios eletrônicos.
Titre en anglais
The diaspora of Central Africans friction drums and the formation of the musicality of the Black Atlantic (Centuries. XIX and XX)
Mots-clés en anglais
Afro-brazilian music
Central-african music
Cuíca
Friction drums
Urban samba
Resumé en anglais
The main purpose of this work is to recover the Atlantic dimension of the social history of African - Brazilian musicality created by enslaved Africans and their descendants during the last century of slavery and throughout the first decades of the post-Abolition period. The focus is mainly on understanding the historical movements of transposition of the friction drums from certain areas of Africa to the Americas, its importance in the formation of African - Brazilian communities and musical cultures, especially those related to samba, as well as the transformations that the diaspora process printed on the instrument performance, and its organology. This research, and the inventory of musical instruments that composed the musical landscapes of Brazil and certain societies of Central Africa, is founded on various historical sources, from the iconographic representations contained in chronicles, travel accounts and ethnographies of travelers and scholars who visited the various societies of the period, and images of museum collections of African instruments, to phonograms made available by electronic means.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-06-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.