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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2018.tde-01102018-152702
Documento
Autor
Nome completo
Marina Maria de Lira Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Martinho, Francisco Carlos Palomanes (Presidente)
Araújo, Maria Paula Nascimento
Capelato, Maria Helena Rolim
Quadrat, Samantha Viz
Soares, Gabriela Pellegrino
Título em português
'El río nos quedó adentro': direitos humanos e os debates sobre desaparecimento forçado e genocídio na justiça de transição do território rio-platense
Palavras-chave em português
Desaparecimento forçado
Direitos humanos
Genocídio
Identidade rioplatense
Justiça de Transição
Sistema Condor
Resumo em português
Esta tese analisa os processos de transições à democracia e os debates referentes à luta pela educação sobre/para os direitos humanos, em três países distintos (Argentina, Paraguai e Uruguai). Utilizando-se de uma metodologia transnacional, na qual o pano de fundo é o fluxo de conhecimento sobre violações cometidas pelos Estados, durante as ditaduras destes países, conectadas pelo Sistema Condor, ela procura delinear a construção de uma identidade conformada pelo território imaginado do Río de la Plata. Esta identidade se baseia nas memórias sobre a violência e nas lutas pela consolidação das memórias das vítimas em um espaço público, sob a pretensão da construção de conhecimento para a não repetição de histórias de catástrofes. Desta forma, as discussões trabalhadas abrangem debates sobre os direitos humanos de níveis locais, regionais e globais, em diferentes contextos. E elas trazem para o debate rio-platense dois conceitos essenciais dentro dos direitos humanos, que marcam a identidade regional: a prática social genocida e o desaparecimento forçado.
Título em inglês
'El río nos quedó adentro': human rights and the debates on forced disappearance and genocide in the transitional justice of the River Plate territory
Palavras-chave em inglês
Condor System
Forced disappearance
Genocide
Human rights
River Plates identity
Transitional justice
Resumo em inglês
This thesis analyzes the processes of transitions to democracy and the debates concerning the struggle for education about/for human rights in three different countries (Argentina, Paraguay and Uruguay). Using a transnational methodology, in which the background is the movement of knowledge about violations committed by the states, during the dictatorships of these countries, connected by the Condor System, it seeks to delineate the construction of an identity conformed by the imagined territory of the River Plate. This identity is based on memories of violence and struggles to consolidate the victims memories in a public space, under the pretense of building knowledge for non-repetition of catastrophic stories. In this way, the discussions include human rights debates at local, regional and global levels in different contexts. And they bring to the River Plate debates two essential concepts within human rights that mark the regional identity: genocidal social practice and forced disappearance.
 
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Data de Publicação
2018-10-01
 
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