• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-29102019-175120
Document
Auteur
Nom complet
Roger Cavalheiro Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Deaecto, Marisa Midore (Président)
Gaudêncio Junior, Norberto
Loureiro, Felipe Pereira
Martins Filho, Plinio
Titre en portugais
Criar necessidades: a formação do mercado publicitário paulistano; o caso da agência A Eclectica, 1914-1940
Mots-clés en portugais
A Eclética
História da publicidade
História de São Paulo
História econômica
Mercado publicitário
Resumé en portugais
O presente trabalho discorre sobre a história da constituição do mercado de publicidade paulistano na primeira metade do século XX, descrevendo o seu processo de profissionalização, a partir do estudo da economia paulista desde a Primeira Guerra. Através do levantamento de dados sobre a abertura de empresas que pretenderam atuar neste ramo, verificou-se o crescimento do setor ao longo das décadas de 1920 e 1930 e sua consolidação, ao final do período estudado. A análise de obras de autores nacionais sobre o trabalho publicitário apresentou os conceitos e técnicas da época que foram utilizados por seus agentes. E, por meio do estudo da trajetória da agência A Eclectica, considerada a primeira agência profissional do país, pode-se observar a evolução desta atividade e o caminho deformação dos trabalhadores, destacando a capacidade dos donos desta empresa de identificar as melhores formas de construir o seu negócio.
Titre en anglais
Create needs: the formation of the São Paulo advertising market; the case of agency A Eclectica, 1914-1940
Mots-clés en anglais
A Ecletica
Advertising market
Economic history
History of advertising
History of São Paulo
Resumé en anglais
The present work deals with the history of the advertising market in São Paulo in the first half of the 20th century. We describe here its professionalization process, having as basis the study of the economy of São Paulo since the First World War. Through data collection on the opening of companies that intended to operate in this branch, we verified the growth of the sector throughout the decades of 1920 and 1930, as well as its consolidation at the end of the aforementioned period. The analysis of writings developed by national authors on advertising practices presented the concepts and techniques used at the time by their agents. Furthermore, by studying the trajectory of the agency Eclectica, considered the first "professional" agency in the country, we can observe the evolution of this activity and the way they trained their workers, which highlighting the capacity of the owners of this company to identify the best ways to build their business.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-10-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.