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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-29092010-154034
Documento
Autor
Nome completo
Viviane Alves de Morais
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Dolhnikoff, Miriam (Presidente)
Ferlini, Vera Lucia Amaral
Oliveira, Maria Luiza Ferreira de
Título em português
Estradas interprovinciais no Brasil central: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais (1834-1870)
Palavras-chave em português
Estradas interprovinciais
Império
Orçamento
Representação
Resumo em português
Esta pesquisa analisa o sistema de admnistração imperial e provincial do Brasil entre a Regência e o início da expansão ferroviária (1838-1870) através dos relatórios de ministros do Império e presidentes dastrês províncias centrais: Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Deseja-se demonstrar que as estradas interprovinciais foram um dos meios mais importantes de estabelecer as comunicações durante grande parte do século XIX, enquanto também eram objeto de conflitos entre as três províncias e entre estas e o poder central. Ao mesmo tempo elas serviram de mote à lapidação dos conceitos de representação e interesse nacional dentro da Câmara dos Deputados. No campo do Executivo,o estudo dos orçamentos imperiais permitiu definir o peso destas obras dentro do gasto imperial e sua importância nos projetos de Estado elaborados pelos integrantes da alta política nacional de maneira a desvendar como se deu a construção do Estado Imperial.
Título em inglês
Interprovincial Roads in Central Brazil: Mato Grosso, Goias, Minas Gerais (1834-1870)
Palavras-chave em inglês
Budget
Empire
Interprovincial roads
Representation
Resumo em inglês
This research analises the imperial and provincials sistem of administration in Brasil since Regency until the starts of railroads expansion process.(1838-1870) through the reports that was made by ministers and provincial presidents from Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. We desire to show that interprovincial roads were one of the most important ways tosettle brazilian comunications during most parto the nineteen, while thei also were object of conflicts between the trhee provinces and the imperial Power. At the same time, this Road were subject to the building of some concepts as representation and national interess inside the Parlament. In the Executive Power, to research of the budget permitted to determine the importance of this roads on the Imperial expenses and their importance related to the State projects maden by the man who integrated high mational politics, in a way wich show how the building of Imperial State was performed.
 
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Data de Publicação
2010-10-01
 
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