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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2013.tde-28062013-125351
Documento
Autor
Nombre completo
Waldiney Gomes de Aguiar
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Presidente)
Alves, Gloria da Anunciacao
Callai, Helena Copetti
Moraes, Jerusa Vilhena de
Simielli, Maria Elena Ramos
Título en portugués
O processo de aprendizagem da cartografia escolar por meio da situação didática
Palabras clave en portugués
Didática
Geografia
Mapa
Resumen en portugués
A tese que ora apresentamos foi desenvolvida com professores da Educação Básica, Ciclo I do Ensino Fundamental, 5º ano, em escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Francisco Beltrão (PR). Buscando contribuir com o ensino de Geografia para alunos das séries iniciais, desenvolvemos uma pesquisa com os docentes acerca de suas práticas em sala de aula junto aos alunos. Nosso objetivo principal foi observar como se dava tal ensino no que respeita ao trabalho com mapas. Nesse sentido, recorremos à proposta elaborada por Simielli (1994), que trata da alfabetização cartográfica. Segundo ela, para que a criança possa desmistificar o desenho, é preciso desenvolver alguns conceitos, tais como visão oblíqua, visão vertical, imagem tridimensional e bidimensional, além de compreender o alfabeto cartográfico (ponto, linha e área). A partir daí, a criança desenvolve a noção de legenda, proporção, lateralidade, referência e orientação, passando a conceber os mapas como meio de comunicação. Para ensinar todo esse processo, valemo-nos da teoria da situação didática sugerida por Brousseau (2008), que consiste em um modelo que descreve as atividades do professor e do aluno a partir de uma situação a ser resolvida. Trata-se de um instrumento de comunicação entre professor, meio e aluno, em busca de respostas a partir de 9 desafios que levem à construção de conhecimentos. Em nosso caso, conhecimentos geográficos e cartográficos, pois esta pesquisa passa pela questão de aprender o mapa e aprender Geografia por meio do mapa.
Título en inglés
The learning process of school cartography through a teaching situation
Palabras clave en inglés
Geography
Maps
Teaching
Resumen en inglés
The current thesis has been developed with teachers from Elementary School, 1stcycle of Elementary School, 5º year in public schools of the city of Francisco Beltrao (PR). Trying to contribute with the Geography teaching of Elementary students, it has been developed a survey among the teachers about their teaching methodology toward the students. The main objective has been to observe how they worked when teaching about maps. With this aim, it has been worked on the Simiellisproposal(1994), which is about cartographic literacy. According to her, for a child to demystify the draw, it is necessary to develop some concepts, such as an skewed view, vertical view, three-dimensional and bi-dimensional image, besides to understand the cartographic alphabet (dot, line and area). From this point, the child develops the notion of subtitles, proportion, laterality, reference and orientation, conceiving the maps as a means of communication. To teach all this process, it has been used teaching situation theory suggested by Brousseau(2008), which consists in a model that describes the teacher and student activities from a situation to be solved. It is about a communication instrument between the teacher, environment and student, seeking answers from challenges that lead to the 11 construction of knowledge. In our case, geographical knowledge, because this survey is about learning maps and learning Geography through maps.
 
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Fecha de Publicación
2013-06-28
 
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