• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
João Ludgero Sobreira Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Ribeiro, Wagner Costa (Presidente)
Fonseca, Fernanda Padovesi
Ribeiro, Emerson
Ziglio, Luciana Aparecida Iotti
Título em português
Gestão de recursos hídricos em Crato - CE
Palavras-chave em português
Água
Gestão
Recursos hídricos
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar a Gestão dos Recursos Hídricos realizada pela Sociedade Anônima de Água e Esgoto da Cidade do Crato-SAAEC, localizada no sul do estado do Ceará. Para isso, fizemos um estudo da Política Nacional de Recursos Hídricos e da Política Estadual de Recursos Hídricos. Tivemos que recorrer à historiografia das águas do Cariri cearense porque o município do Crato foi o pioneiro na Gestão de águas. A água como recurso natural, político e econômico sempre esteve ligada ao desenvolvimento da Cidade. Visitas aos órgãos administrativos, pesquisa de campo e entrevistas fizeram parte da metodologia utilizada. A pesquisa possibilitou identificarmos, de forma direta, que os sistemas de abastecimento e saneamento deixam a desejar, porque não cobrem todas as ruas e residências do município. Além disso, evidenciam ainda problemas de centralização política, portanto não democrática, nas decisões da gestão das águas da cidade do Crato.
Título em espanhol
Gestión de recursos hídricos en Crato - CE
Palavras-chave em espanhol
Agua
Gestión
Recursos hídricos
Resumo em espanhol
Esta investigación tiene como objetivo diagnosticar la Gestión de los Recursos Hídricos realizada por la Sociedad Anónima de Aguas y Alcantarillas de la Ciudad de Crato, ubicada en el sur del Estado de Ceará. Para ello hicimos un estudio de la Política Nacional de Recursos Hídricos, y de la Política Estadual de Recursos Hídricos. Hemos tenido que recurrir a la historiografía de las aguas del Cariri cearense, porque el municipio de Crato fue el pionero en la Gestión de aguas. El agua como recurso natural, político y económico siempre estuvo ligado al desarrollo de la Ciudad. Las visitas a órganos administrativos, investigación de campo y entrevistas formaron parte de la metodología utilizada. La investigación posibilitó identificar de forma directa que los sistemas de abastecimiento y saneamiento dejan a desear, porque no cubre todas las calles y residencias del municipio. La investigación evidencia aún problemas de centralización política, por lo tanto no democrática en las decisiones de la gestión de las aguas de la ciudad de Crato.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-07-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.