• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-27042010-091110
Document
Auteur
Nom complet
Julio Cesar Ferreira Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Carlos, Ana Fani Alessandri (Président)
Correa, Aureanice de Mello
Seabra, Odette Carvalho de Lima
Titre en portugais
O álibi cultural: novas formas para a valorização e reprodução do espaço na metrópole contemporânea
Mots-clés en portugais
(Re)produção do espaço
Cultura
Metrópole
Políticas espaciais
Revitalização urbana
Resumé en portugais
A (re)produção das metrópoles para a venda no mercado mundial ocorre através da produção de novas formas espaciais associadas à urbanização contemporânea. Até então reconhecidamente espaço produzido pela indústria, agora a metrópole tende a conformar-se pela dispersão relativa da atividade produtiva. No bojo desse movimento, novos processos e estratégias são engendrados, voltados à reestruturação urbana, reproduzindo a metrópole de acordo com novas estratégias que apontam para a produção do Centro, ora em deterioração, como nova centralidade. Estas estratégias apontam para a recuperação de áreas urbanas degradadas, de modo a trazer de volta aos centros ou outras áreas em vias de revitalização as classes sociais com maior poder aquisitivo. Para isso, neste momento, a cultura é instrumentalizada como produto e lógica potencializada por uma ideologia desenvolvimentista. Assim, o objeto de nossa pesquisa consiste no estudo das políticas espaciais voltadas à revitalização de centros urbanos, políticas que atuam sob o discurso culturalista articuladas pelo Estado e pelo capital para a superação das barreiras existentes à valorização do valor e à circulação do capital. Neste sentido, dá-se a relação entre o Político e o econômico no processo de produção de novos espaços, utilizando-se de ideologias que ganham materialidade nas novas formas e relações engendradas na área central da metrópole. Dessa forma, nosso objetivo principal é discutir os termos nos quais a cultura aparece no interior do processo de (re)produção do espaço urbano a partir do Centro. Temos então como hipótese o seguinte: esses empreendimentos apoiados em um álibi cultural que criam marcos nas novas paisagens de poder e de dinheiro que se constituem no Rio de Janeiro e em São Paulo são elementos-chave para decifrar a mudança estrutural pela qual passamos atualmente e, particularmente, um novo momento da urbanização brasileira. Imprescindível nesta empreitada é resgatar os fundamentos históricos do processo de urbanização do Rio de Janeiro, das origens à atualidade, tendo a Lapa como recorte privilegiado nesta análise. São Paulo insere-se nesta investigação ao final do trabalho através de um estudo sobre a revitalização da área conhecida como Cracolândia, na periferia do Centro. Coloca-se, então, a necessidade de um paralelo com São Paulo a fim de apontar tendência no movimento da reprodução hoje.
Titre en anglais
The cultural alibi: new forms for the valorization and reproduction of space in the contemporary metropolis
Mots-clés en anglais
(Re)production of space
Culture
Metropolis
Spatial policies
Urban revitalization
Resumé en anglais
The (re)production of the metropolises for sale on the world market works through the production of new spatial forms associated with contemporary urbanization. Industry formerly organized urban space in known patterns, but now the metropolis is shaped by a relative dispersion of industrial activity. In the wake of this movement, new processes and strategies have been engineered, geared towards urban restructuring, and reproducing the metropolis according to new strategies targeted at the production of the Downtown, currently in decline, as "new centrality. These strategies focus on the recovery of degraded urban areas in order to entice social classes with greater purchasing power back to the downtowns or other revitalizing areas. To realize these strategies, culture is manipulated as a product, and is bolstered within the logic of an ideology of development. Thus, the object of this research is the study of spatial policies aimed at revitalizing urban areas policies that work within the cultural discourse articulated by the State and capital to overcome existing barriers to the valorization of the value and the circulation of capital. By extension, we see the relationship between political and economic processes of production of new spaces, using ideologies materialized in new forms and relations engendered in the central area of the metropolis. Our principle goal is to discuss the terms within which culture appears in the interior of the process of (re)production of urban space starting from the urban core. We hypothesized that projects supported by a cultural "alibi" that create landmarks in the new landscapes of power and money in Rio de Janeiro and São Paulo are key to discover the structural change within which we are currently living and, particularly, a new stage of Brazilian urbanization. Indispensable in this endeavor is to rescue the historical process of urbanization in Rio de Janeiro, from its origins to the present moment, highlighting Lapa as a privileged site in this analysis. São Paulo also forms part of the investigation; toward the end of the work we study revitalization of the area known as Cracolândia, in the Downtown outskirts. Comparative study of the two cases strengthens our analysis of contemporary trends in the reproduction of urban space.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-04-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.