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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-26062007-143157
Documento
Autor
Nome completo
Arno Aloisio Goettems
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Pontuschka, Nidia Nacib (Presidente)
Almeida, Rosangela Doin de
Furlan, Sueli Angelo
Título em português
Problemas ambientais urbanos: desafios e possibilidades para a escola pública
Palavras-chave em português
Ambiente urbano
Carapicuíba
Educação ambiental
Ensino-aprendizagem
Estudo do meio
Formação de professores
Interdisciplinaridade
Resumo em português
Este trabalho trata da abordagem dos problemas ambientais urbanos na Educação Básica, em especial, nas escolas da rede pública estadual. Procurou-se conhecer o trabalho feito, nesse sentido, por professores de Geografia de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo, e foram desenvolvidos Estudos do Meio em duas escolas do referido município. Os temas para esses estudos foram sugeridos pelos professores e tratam de aspectos ambientais do entorno das escolas: a Lagoa de Carapicuíba e algumas das nascentes do rio Carapicuíba. Com base nos resultados da pesquisa empírica, analisados à luz da bibliografia consultada, demonstrou-se as possibilidades do método do Estudo do Meio na construção, por educadores e educandos, de um conhecimento transformador sobre os problemas ambientais verificados no entorno das escolas. Do ponto de vista teórico tratase, portanto, de questões relativas à complexa relação entre a sociedade e a natureza no ambiente urbano, e do papel da Educação diante da busca por uma melhor compreensão dos problemas ambientais. Desta forma, espera-se que este trabalho contribua para a superação desses problemas, por meio da ação política de cidadãos co-participantes da construção do conhecimento sobre o ambiente em que vivem.
Título em inglês
Urban environmental problems: challenges and possibilities for the public schools
Palavras-chave em inglês
Carapicuiba.
Environmental education
Environmental studies
Interdisciplinary curriculum
Teachers training
Teaching-learning process
Urban environment
Resumo em inglês
This paper aims at how to approach urban environmental issues in Junior High Education, especially at state-run schools. In order to reach that goal, we have observed the work of Geography teachers in Carapicuiba, a town in the outskirts of the metropolitan São Paulo. In addition, environmental studies were developed in two schools of that town. The themes for the studies were suggested by the schools teachers and refer to environmental aspects surrounding the schools areas: Lagoa de Carapicuiba and some of the nascents of Carapicuiba river. Based on an empiric research whose the results were analyzed in the light of the bibliography cited, we were able to show the possibilities of the Environment Study method in the building up of the ongoing process of teachers and students learning about environmental issues observed in their surroundings. In theoretical terms, this paper deals with issues related to the complex relationship between society and nature in urban areas, and the role of education in face of the search for a better understanding of environmental issues. We therefore expect that this paper contribute to the overcoming of such problems through the political action of sharing citizens in the building up of their knowledge of the environment they live in.
 
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Data de Publicação
2007-06-27
 
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