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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-25062012-161423
Documento
Autor
Nome completo
Murilo Rossi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Sousa Neto, Manoel Fernandes de (Presidente)
Antunes, Charlles da França
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Título em português
A nova proposta curricular do ensino de geografia na rede estadual de São Paulo: um estudo
Palavras-chave em português
Banco Mundial
Currículo
Currículo de Geografia
Ensino de Geografia
Neoliberalismo
Resumo em português
Este trabalho consiste numa análise do currículo de geografia vigente para o ensino fundamental II no estado de São Paulo, com o objetivo de refletir sobre a construção da geografia escolar inserida no documento da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. A pesquisa foi direcionada para uma investigação do currículo de geografia, contextualizado nas transformações na educação brasileira e paulista, dentro de uma perspectiva neoliberal. Com isso, foi feita uma análise das teorias curriculares, dentro de um debate que incluiu as diversas concepções de currículo, da geografia e seu ensino, objetivando compreender a perspectiva teórico-metodológica inserida no documento, além da compreensão de sua gênese e as implicações contidas no processo político-educativo em relação a esse novo currículo. A partir dessa proposta, observamos que o ensino de geografia é imposto as comunidades escolares, com concepções contraditórias, voltadas para uma educação orientada por organismos multilaterais como o Banco Mundial, trazendo um ensino e aprendizagem baseados no indivíduo, numa perspectiva empresarial de educação, ocultando e descaracterizando fundamentos essenciais para uma organização curricular que valorize ações que privilegiem realmente o papel do homem como sujeito histórico.
Título em inglês
The new curriculum for teaching geography in São Paulo: a study
Palavras-chave em inglês
Curriculum
Curriculum Geography
Neoliberalism
Teaching Geography
World Bank
Resumo em inglês
This work is an analysis of the current geography curriculum for Basic School in São Paulo state, in order to reflect on the construction of school geography included in the document "Proposta Curricular do Estado São Paulo." The research has directed towards an investigation of the geography curriculum, contextual changes in education in Brazil and Sao Paulo within a neoliberal perspective. With this, an analysis of curriculum theories, in a debate which included the various conceptions of curriculum, and teaching of geography in order to understand the theoretical-methodological inserted into the document, beyond the understanding of its genesis and implications contained political-educational process in relation to this new curriculum. On this basis, weve observed that the teaching of geography is imposed school communities, with contradictory views, facing an education guided by multilateral agencies like the World Bank, bringing a teaching and learning based on individual education from a business perspective, hiding and characterizing the essential foundations for a curriculum that values actions that actually favor the role of man as a historical subject.
 
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Data de Publicação
2012-06-25
 
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