• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-25062012-161423
Documento
Autor
Nombre completo
Murilo Rossi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Sousa Neto, Manoel Fernandes de (Presidente)
Antunes, Charlles da França
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Título en portugués
A nova proposta curricular do ensino de geografia na rede estadual de São Paulo: um estudo
Palabras clave en portugués
Banco Mundial
Currículo
Currículo de Geografia
Ensino de Geografia
Neoliberalismo
Resumen en portugués
Este trabalho consiste numa análise do currículo de geografia vigente para o ensino fundamental II no estado de São Paulo, com o objetivo de refletir sobre a construção da geografia escolar inserida no documento da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. A pesquisa foi direcionada para uma investigação do currículo de geografia, contextualizado nas transformações na educação brasileira e paulista, dentro de uma perspectiva neoliberal. Com isso, foi feita uma análise das teorias curriculares, dentro de um debate que incluiu as diversas concepções de currículo, da geografia e seu ensino, objetivando compreender a perspectiva teórico-metodológica inserida no documento, além da compreensão de sua gênese e as implicações contidas no processo político-educativo em relação a esse novo currículo. A partir dessa proposta, observamos que o ensino de geografia é imposto as comunidades escolares, com concepções contraditórias, voltadas para uma educação orientada por organismos multilaterais como o Banco Mundial, trazendo um ensino e aprendizagem baseados no indivíduo, numa perspectiva empresarial de educação, ocultando e descaracterizando fundamentos essenciais para uma organização curricular que valorize ações que privilegiem realmente o papel do homem como sujeito histórico.
Título en inglés
The new curriculum for teaching geography in São Paulo: a study
Palabras clave en inglés
Curriculum
Curriculum Geography
Neoliberalism
Teaching Geography
World Bank
Resumen en inglés
This work is an analysis of the current geography curriculum for Basic School in São Paulo state, in order to reflect on the construction of school geography included in the document "Proposta Curricular do Estado São Paulo." The research has directed towards an investigation of the geography curriculum, contextual changes in education in Brazil and Sao Paulo within a neoliberal perspective. With this, an analysis of curriculum theories, in a debate which included the various conceptions of curriculum, and teaching of geography in order to understand the theoretical-methodological inserted into the document, beyond the understanding of its genesis and implications contained political-educational process in relation to this new curriculum. On this basis, weve observed that the teaching of geography is imposed school communities, with contradictory views, facing an education guided by multilateral agencies like the World Bank, bringing a teaching and learning based on individual education from a business perspective, hiding and characterizing the essential foundations for a curriculum that values actions that actually favor the role of man as a historical subject.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-06-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.