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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2011.tde-24102012-123823
Documento
Autor
Nome completo
Sandra de Castro Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Alves, Gloria da Anunciacao (Presidente)
Nery, Denise Rockenbach
Pontuschka, Nidia Nacib
Scarlato, Francisco Capuano
Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de
Título em português
A Proposta Curricular do estado de São Paulo e a sala de aula como espaço de transformação social
Palavras-chave em português
Aluno
Educação pública
Professor
Transformação
Resumo em português
A situação aparentemente caótica da rede pública de educação paulista, leva o governo responsável a adotar políticas públicas de educação com caráter neoliberal e seguindo receituários impostos pela globalização econômica. Exemplo disso é a imposição da Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Ela foi implantada em 2008 e passou a ser Currículo Oficial em 2010, determinando uma sequência de conteúdos e uma forma de trabalho para todas as unidades escolares, a fim de levá-las a trabalhar como uma rede, padronizando a forma de pensar dos alunos e o trabalho dos professores, limitando a autonomia dos mesmos. Atrelada a esta imposição de um currículo único, está a centralização das decisões e a meritocracia. Apesar de as políticas públicas terem sido elaboradas com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, não é isso que acontece, pois acabam fortalecendo os desestímulos dos alunos e dos professores, impedindo uma possível melhora. Dentro desse contexto, o professor possui um papel essencial, pois seu trabalho em sala de aula, diretamente com o aluno, pode ser o passo inicial para uma transformação cotidiana da realidade. Ao utilizar a educação como um elemento que leve ao entendimento do aluno sobre sua situação na sociedade, este poderá compreender o processo em que está envolvido e tomar conhecimento para questioná-la e até sugerir e lutar por mudanças. O professor não é capaz de promover uma revolução, modificando toda a estrutura da educação pública, mas ao realizar seu trabalho de forma consciente e politizada é capaz de, junto ao aluno, ainda acreditar na possibilidade de uma mudança na direção de uma sociedade mais justa.
Título em inglês
The proposal curriculum of São Paulo state and the classrooms as roominess of social transformation
Palavras-chave em inglês
Public education
Student
Teacher
Transformation
Resumo em inglês
The situation apparently chaotic of paulistas public education network, leads the responsible govern to adopt public politics of education with neoliberal character and following recipes that are imposed by economic globalization. An example is the imposition of São Paulos New Curriculum Proposal. Its was implanted in 2008 and turned official curriculum in 2010, which determine a sequence of contents and standardizes the form of work to all school units with a purpose of leads each unit to work as a net, standardizing the way of student think and the teachers work so limiting their autonomy. Hitched to this imposition of a unique curriculum there is a centralization of decision and the meritocracy. Despite the fact that public policies were prepared with the purpose of improve the education quality that is not what happens, since increase the discouragement of students and teachers preventing a possible improvement. Inside this context the teacher has a special role since his work in the classroom directly in contact with the student can be the first step for an everyday transformation of the reality. Using the education as an element to help students to understand about his situation inside the society and then the student can understand the process which he is involved, acquire knowledge to question and even suggest and fight for changes. The teacher cannot to promote a revolution changing all public education structure, but realizing his work conscious and politicized, he can, united to students, believe in a possible change in direction to a fairer society.
 
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Data de Publicação
2012-10-24
 
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