• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-24092010-151114
Document
Auteur
Nom complet
Gilberto Cunha Franca
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Seabra, Odette Carvalho de Lima (Président)
Cacete, Nuria Hanglei
Carril, Lourdes de Fatima Bezerra
Damiani, Amelia Luisa
Oliveira, Ariovaldo Umbelino de
Titre en portugais
Urbanização e educação: da escola de bairro à escola de passagem
Mots-clés en portugais
Bairro
Cidade
Escola Pública
Política Educacional
Urbanização
Resumé en portugais
Esta pesquisa aborda a relação da escola pública com a geografia dos lugares. Analisa os nexos entre a urbanização e as políticas educacionais em São Paulo. A questão consiste em compreender a situação das escolas centrais, que pertenceram aos antigos bairros, diante das adequações funcionais e do desinteresse das camadas médias e altas. As localidades centrais foram tradicionalmente compreendidas como espaços da cidade-bairro, da cidade subúrbio. Na dinâmica da urbanização difusa, e de ampliação das fronteiras periféricas, estas localidades centrais vivenciaram o esvaziamento generalizado e o fechamento de dezenas de suas escolas. Paradoxalmente, isto tem ocorrido onde as escolas públicas apresentam melhor desempenho. O fechamento destas escolas restringe as possibilidades dos moradores locais e inviabiliza o uso dos alunos que vêm das periferias urbanas. Neste contexto o terreno destas antigas escolas ficou na mira do mercado imobiliário e das estratégias administrativas do Estado. O estudo de caso da EE Prof. Antonio Alves Cruz permitiu apreender a metamorfose da escola de bairro, e seu dilema para sobreviver no centro da cidade. Encontrou solução na ampliação do seu raio de ação, atingindo pontos distintos da metrópole; no seu momento mais dramático incorporou uma Organização Não Governamental para realizar atividades que seriam difíceis com a estrutura da rede oficial; adequou-se a diversas modalidades de ensino; aceitou diversas formas de uso. Em alguns momentos seus personagens se encontram, porém, o que ressalta é o quadro preocupante de desintegração da comunidade escolar, que a deixa vulnerável perante os ajustes dos órgãos superiores de ensino.
Titre en anglais
Urbanization and education: from the school of district to the school of passage.
Mots-clés en anglais
City
District
Education Policy
Public School
Urbanization
Resumé en anglais
This research addresses the relationship of public schools with the geography of places and analyzes the links between urbanization and educational policies in São Paulo. We aim to understand the situation of so-called central schools, which are schools that are embedded in the social milieu of the old city, given their current functional inadequateness and the lack of interest of middle and high classes. The central locations, which have traditionally been understood as places where life itself took place, experienced widespread evacuation and closings of dozens of schools in the context of diffuse urbanization and explosive expansion of urban boundaries. Paradoxically these closures often occurred where public schools had better performances. These closures restrict the possibilities of local residents and make it impractical for those living in distant suburbs to attend the school. In this context, the land of these old schools has become interesting for the real estate sector and the management strategies of the State. The case study of the public school Antonio Alves Cruz allowed us to understand the transformation of this school, which was once influenced by community interests, and its dilemma to survive in the city centre. The school has enlarged its range of action and has incorporated a Non-Government Organization in its most critical moment to accomplish activities which would be difficult to implement exclusively with the official structure. It has adapted to several modalities of teaching and it has been used in several ways. At some moments, all its characters meet. However, our concern regards the disintegration of the school community, and its vulnerability in the presence of policies of the bodies of higher education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-10-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.