• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-23102014-181806
Documento
Autor
Nombre completo
Juliana Pereira de Andrade Monteiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Martins, Elvio Rodrigues (Presidente)
Almeida, Cecília Cardoso Teixeira de
Scarlato, Francisco Capuano
Título en portugués
Do lugar à geograficidade e à consciência geográfica: uma experiência fílmica
Palabras clave en portugués
Consciência geográfica
Geografia
Geograficidade
Linguagem cinematográfica
Resumen en portugués
Objetivamos no presente artigo delimitar um plano de discussões tendo como fundamento as geograficidades produzidas, apreendidas e disseminadas a partir das imagens cinematográficas. Tendo em vista a articulação entre essas áreas Cinema e Geografia - ,propomos discutir um conceito ainda em construção, denominado consciência geográfica. Com isso, estamos atentando para uma ressensibilização do olhar para que o homem seja visto em sua relação mundana através das imagens. Para tal empreendimento, a leitura do homem-no-mundo e da produção e transformação das paisagens, solicita o domínio de uma linguagem de movimento que as técnicas do Sensoriamento Remoto talvez não forneçam. Acreditamos que a linguagem cinematográfica esteja capacitada para isso. Ao apresentar certo (re)conhecimento das ordenações espaciais, a linguagem cinematográfica permite o desvendamento dos elementos essenciais que influenciam na construção das paisagens. No entanto, ler um filme geograficamente é mais do que procurar elementos comumente abordados por geógrafos. É tentar compreendê-lo como dotado de geografias. É perceber a sua geograficidade e buscar entender seus significados. As imagens cinematográficas, como quaisquer outras possuem uma espacialidade planejada e os elementos perceptíveis da obra, arquitetados pelo diretor e pela equipe de produção dos filmes, devem atingir os significados pretendidos. Dentre seus valores estão o valor representativo e sua relação com a realidade sensível. Eis a importância da relação entre as imagens em movimento e as geografias produzidas pelos sujeitos: elas são capazes de captar a geograficidade dos espaços em consonância com o ser-homem-no-mundo
Título en inglés
The Seat geographicity and Consciousness (Geographic filmic experience)
Palabras clave en inglés
Cinematic language
Geographic awareness
Geographicity
Geography
Resumen en inglés
We aim in this article outline a plan as the basis for discussions with the geographicity produced, seized and disseminated from the cinematic images. Given the linkage between these areas - Cinema and Geography - propose to discuss a concept still under construction, called geographic consciousness. With this, we are paying attention to one resensitization look for a man to be seen in relation mundane through the images. For this project, reading the man - in-the world and the production and transformation of landscapes, requesting the domain of a movement language that the techniques of remote sensing may not provide. We believe that the cinematic language is capable of that. By presenting right (re)cognition of spatial orderings, film language allows the unveiling of the essential elements that influence the construction of landscapes. However, reading a movie is geographically more than seeking elements commonly addressed by geographers. You try to understand it as having geographies. You realize your geographicity and seek to understand their meanings. Cinematographic images, and any other have a planned spatiality and perceptible elements of the work, devised by the director and the production team of the film must reach the intended meanings. Among their values are the representative value and its relationship with the sensible reality. Hence the importance of the relationship between the moving image and geographies produced by the subjects: they are able to capture the geographicity spaces to be in line with the man - in - the-world
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-10-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.