• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-23102014-181806
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Pereira de Andrade Monteiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Martins, Elvio Rodrigues (Président)
Almeida, Cecília Cardoso Teixeira de
Scarlato, Francisco Capuano
Titre en portugais
Do lugar à geograficidade e à consciência geográfica: uma experiência fílmica
Mots-clés en portugais
Consciência geográfica
Geografia
Geograficidade
Linguagem cinematográfica
Resumé en portugais
Objetivamos no presente artigo delimitar um plano de discussões tendo como fundamento as geograficidades produzidas, apreendidas e disseminadas a partir das imagens cinematográficas. Tendo em vista a articulação entre essas áreas Cinema e Geografia - ,propomos discutir um conceito ainda em construção, denominado consciência geográfica. Com isso, estamos atentando para uma ressensibilização do olhar para que o homem seja visto em sua relação mundana através das imagens. Para tal empreendimento, a leitura do homem-no-mundo e da produção e transformação das paisagens, solicita o domínio de uma linguagem de movimento que as técnicas do Sensoriamento Remoto talvez não forneçam. Acreditamos que a linguagem cinematográfica esteja capacitada para isso. Ao apresentar certo (re)conhecimento das ordenações espaciais, a linguagem cinematográfica permite o desvendamento dos elementos essenciais que influenciam na construção das paisagens. No entanto, ler um filme geograficamente é mais do que procurar elementos comumente abordados por geógrafos. É tentar compreendê-lo como dotado de geografias. É perceber a sua geograficidade e buscar entender seus significados. As imagens cinematográficas, como quaisquer outras possuem uma espacialidade planejada e os elementos perceptíveis da obra, arquitetados pelo diretor e pela equipe de produção dos filmes, devem atingir os significados pretendidos. Dentre seus valores estão o valor representativo e sua relação com a realidade sensível. Eis a importância da relação entre as imagens em movimento e as geografias produzidas pelos sujeitos: elas são capazes de captar a geograficidade dos espaços em consonância com o ser-homem-no-mundo
Titre en anglais
The Seat geographicity and Consciousness (Geographic filmic experience)
Mots-clés en anglais
Cinematic language
Geographic awareness
Geographicity
Geography
Resumé en anglais
We aim in this article outline a plan as the basis for discussions with the geographicity produced, seized and disseminated from the cinematic images. Given the linkage between these areas - Cinema and Geography - propose to discuss a concept still under construction, called geographic consciousness. With this, we are paying attention to one resensitization look for a man to be seen in relation mundane through the images. For this project, reading the man - in-the world and the production and transformation of landscapes, requesting the domain of a movement language that the techniques of remote sensing may not provide. We believe that the cinematic language is capable of that. By presenting right (re)cognition of spatial orderings, film language allows the unveiling of the essential elements that influence the construction of landscapes. However, reading a movie is geographically more than seeking elements commonly addressed by geographers. You try to understand it as having geographies. You realize your geographicity and seek to understand their meanings. Cinematographic images, and any other have a planned spatiality and perceptible elements of the work, devised by the director and the production team of the film must reach the intended meanings. Among their values are the representative value and its relationship with the sensible reality. Hence the importance of the relationship between the moving image and geographies produced by the subjects: they are able to capture the geographicity spaces to be in line with the man - in - the-world
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-10-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.