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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2017.tde-22052017-113543
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Alberto Rizzi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Machado, Reinaldo Paul Pérez (Presidente)
González, Rubén Camilo Lois
Guiu, Domenec Remigi Aran
Lemos, Amalia Ines Geraiges de
Oliveira, Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro
Título em português
Transformações espaciais nas paisagens de ambientes construídos: suas dinâmicas e formas de representação
Palavras-chave em português
Análise espacial
Áreas envoltórias
Mobilidade urbana
Ordenamento territorial
Patrimônio cultural
Resumo em português
Esta pesquisa propõe o mapeamento de áreas envoltórias para grandes concentrações de zonas especiais de proteção cultural, via critérios de mobilidade urbana. Objetiva-se estabelecer parâmetros de modo que áreas assim definidas se transformem em instrumentos de articulação entre políticas públicas de salvaguarda, planejamento de transporte e ordenamento territorial. Os estudos de caso se situam na metrópole de São Paulo: antigas fábricas e galpões abandonados na zona leste da cidade e um eixo de teatros, cinemas e parques na região central, respectivamente, chamados de Galpões da Moóca e Corredor Cultural. Foi aplicado o método de bordas múltiplas por faixas de qualidade em microacessibilidade, resultando em duas zonas-tampão às referidas concentrações. Esse esforço visou superar a fragmentação espacial que dificulta a proteção das zonas culturais.
Título em inglês
Spatial transformations in the landscapes of the built environments
Palavras-chave em inglês
Buffer-zone
Cultural heritage
Spatial analysis
Territorial arrangement
Urban mobility
Resumo em inglês
The purpose of this article is the mapping of surrounding areas to large concentrations of special cultural protection zones through urban mobility criteria. The objective is to establish parameters in such a way that the areas as so defined transform in instruments of articulation between public policy of safekeeping urban transportation and territorial arrangement. The case studies are situated in the metropolis of São Paulo: old factories and old sheds on the east side of town and axis of theaters, cinemas and parks in the central region, respectively called of Galpões da Moóca and Corredor Cultural. The method of multiple borders by quality in microaccessibility has been applied resulting in two buffer-zones as to the referred concentration. That effort intended to overcome the space fragmentation that complicates the protection of cultural zones.
 
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Data de Publicação
2017-05-22
 
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