• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-21052019-115104
Document
Auteur
Nom complet
Fernando Ribeiro Costa Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Lemos, Amalia Ines Geraiges de (Président)
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Júnior, Heitor Antonio Paladim
Souza, Gustavo de Oliveira Coelho de
Titre en portugais
Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II
Mots-clés en portugais
Ensino de geografia
Ensino-aprendizagem
Imagens
Nordeste
Região
Representações
Resumé en portugais
A presente dissertação visa analisar as imagens introdutórias dos capítulos da região Nordeste encontrados nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017. A abordagem por região está presente em dez das onze obras aprovadas pelo programa. Desta forma, a região é uma referência para as aulas de Geografia do Ensino fundamental II. Para a construção das várias propostas sobre a região Nordeste foi feito um levantamento histórico-geográfico desta temática. A partir destas coleções elementares do sistema educacional, a fundamentação teórica da análise das imagens teve como base os conceitos da semiótica, como: dominante, estranhamento, contextualização e quadrado semiótico. Sendo os principais autores Lucrécia D´Aléssio Ferrara e Antonio Pietroforte. O estudo das imagens constatou a presença de uma permanência da ruralidade do espaço nordestino com fraca relação das redes e expansão do sistema econômico com outras escalas geográficas maiores que a expressão local. Esta permanência de fracas relações econômicas, ausente de choques culturais, dificulta a interpretação do Nordeste como um espaço repleto de contradições, problemas sociais contemporâneos e sua função na divisão territorial do trabalho. Assim, pretende-se colaborar para a necessidade de abordagem mais plural das imagens desta região, já que funcionam como paisagens para a fruição dos alunos deste segmento.
Titre en anglais
To beyond homogeneity: how images in didatic books pictures show the Northeast region of Brazil
Mots-clés en anglais
Geography teaching
Images.
Northeast
Region
Representation
Teaching-learning
Resumé en anglais
This dissertation aims to analyze the introductory images of the chapters regarding Brazilian Northeast region found in the textbooks of Geography of Elementary School, approved by the National Program of Didactic Book (PNLD) 2017. The didactical approach by region is present in ten of the eleven works approved by the program. In this way, the region is a reference for Geography classes in schools. A historical and geographical survey on Northeast region was made in order to build the approaches regarding it. The theoretical basis to analyze such images considered concepts of semiotics, such as: dominance, estrangement, contextualization and semiotic square. The main authors are Lucrecia D'Alessio Ferrara and Antonio Pietroforte. The study of the images verified the presence of a rurality of the northeastern space with weak relation of the networks and expansion of the economic system with other geographic scales greater than the local expression. This permanence of weak economic relations, absent from cultural shocks, makes difficult to properly interpret the Northeast as a space full of contradictions and contemporary social problems, as well as their function in the territorial division of labor. Thus, we intend to collaborate in building a plural approach of the images about this region, since they serve as landscapes for the enjoyment the school students.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-05-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.