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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-19082016-134226
Document
Author
Full name
Gustavo do Nascimento Lopes
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2015
Supervisor
Committee
Damiani, Amelia Luisa (President)
Aragão, Luciano Ximenes
Baitz, Ricardo
Ferreira, Alvaro Henrique de Souza
Seabra, Odette Carvalho de Lima
Title in Portuguese
Transporte, mobilidade e espaço: um estudo sobre a pseudo-crítica e reafirmação da automobilidade no espaço urbano
Keywords in Portuguese
Mobilidade urbana
Produção do espaço
Rio de Janeiro
Transportes
Abstract in Portuguese
O urbano contemporâneo passa por uma série de crises, dentre as quais a de mobilidade. No bojo do discurso da sustentabilidade, emergem falas em prol de uma mudança do nosso paradigma de (i)mobilidade urbana. No afã de preparar a cidade para o espetáculo das olimpíadas, a prefeitura projeta corredores exclusivos de ônibus, e esta exclusividade pinta de verde (pelo argumento ecológico) e adiciona mais endorfina (pelo patriotismo esportista) à exclusão de vários moradores pobres de suas casas. Afinal, a cidade, tal qual o sangue nas veias dos esportistas, precisa circular! E rápido! A história da adequação de nossas cidades ao veículo automotor se funde e se confunde com a urbanização brasileira e com o processo de modernização conservadora. Paralelamente a esse processo, desenvolveuse nas cidades a ascensão do transporte coletivo por ônibus, uma vez que este transporte não era para os eleitos nesta sociedade. Este mesmo processo gestou um subproduto: o oligopólio do ônibus. Nosso intuito foi de revelar a problemática: o desenvolvimento da (i)mobilidade urbana e a produção do espaço. Para isto, revisitamos a literatura acerca da evolução urbana do Rio de Janeiro (Abreu) paralelamente ao desenvolvimento do transporte. Utilizando como ponto de chegada empírico os projetos de mobilidade urbana defendidos pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, no contexto de preparação da cidade para a copa de 2014 e os Jogos olímpicos de 2016. A hipótese teórica que perseguimos, é de que a crise de mobilidade abre espaço, no plano das representações, a projetos outros, mas que retornam a afirmar mais do mesmo: a produção do espaço como (re)produção das relações de produção (Lefebvre, 1973). Neste caso, esta hipótese aponta para o contrário do dito no discurso: tais estruturas reforçam a dispersão na cidade e, neste sentido, reforçam o uso do automóvel particular.
Title in English
Transport, mobility and space: a study on the socalled criticism and self-reaffirmation of mobility in urban space
Keywords in English
Production of space
Rio de Janeiro
Transport
Urban mobility
Abstract in English
The contemporary city goes through a series of crises, among which, the mobility. In the midst of the discourse of "sustainability", emerges a speak in favor of a change in our paradigm of urban (i)mobility. In the rush to prepare the city for the "spectacle" of the Olympics, the city designs exclusive bus lanes, and this exclusivity paints of green (for the ecological argument) and adds more endorphin (the sport patriotism) to the exclusion of many poor residents from their houses. After all, the city, like the blood in the veins of the athletes, must flow! And fast! The story of the adequacy of our cities to the motor vehicle, melts and blends with the Brazilian urbanization and the process of conservative modernization. Alongside this process, was developed in the cities the rise of public transport by bus, since this transport was not for the "elect" in this society. This same process engendered a byproduct: the "bus oligopoly". Our intention was to reveal the problem: the development of urban (i)mobility and the production of space. For this, we revisit the literature on the urban development of Rio de Janeiro (Abreu) in parallel with the development of transportation. Using as an empirical point of arrival the urban mobility projects defended by the City Hall of Rio de Janeiro, the city's preparation context for the 2014 World Cup and the Olympic Games in 2016. The theoretical hypothesis we pursue is that the mobility crisis makes room, in terms of representations, to other projects, that return to claim more of the same: the production of space as (re) production of production relations (Lefebvre, 1973). In this case, this hypothesis points to the opposite of said in the speech: such structures reinforce the dispersion in the city and in this sense, reinforce the private car use.
 
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Publishing Date
2016-08-19
 
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