• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-18102010-143722
Documento
Autor
Nombre completo
Jorge Luis Prando
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Martinelli, Marcello (Presidente)
Moreira, Nancí Saraiva
Rossini, Rosa Ester
Título en portugués
Estado de São Paulo: análise geográfica da educação básica e mapeamento temático
Palabras clave en portugués
Cartografia temática
Educação paulista
Geografia
Geoprocessamento
Indicadores educacionais
Resumen en portugués
Esta dissertação intenciona realizar uma análise geográfica com o apoio da cartografia temática acerca da qualidade da educação básica pública do Estado de São Paulo. Objetivamos adicionar conhecimentos, materiais e informações sobre a atual condição da escola e contribuir com o futuro planejamento da educação. Esse trabalho enfatiza a ótica da dinâmica regional, a dicotomia entre o desempenho educacional das pequenas e grandes cidades do Estado, a fim de com analisar e entender porque as cidades do interior paulista vêm obtendo ultimamente desempenhos mais satisfatórios em indicadores educacionais em relação à capital e os municípios metropolitanos de São Paulo. Há ainda a preocupação em utilizar a cartografia temática para contribuir com a própria Geografia; então, produzimos mapas temáticos desenvolvidos a partir de indicadores educacionais dos anos de 2000, 2002, 2004 e 2006, além disso há um lay out complementar em coluna destes mapas, que procurou demonstrar a evolução dos indicadores através do tempo. Então, utilizamos um rico acervo de dados estatísticos e também análises críticas a respeito do tema estudado, evidenciando a importância da linguagem gráfica para a Geografia, a Educação e outras ciências.
Título en inglés
State of São Paulo: geographical analysis of basic education and thematic mapping
Palabras clave en inglés
Educational indicators
Geography
Geoprocessing
Paulista education
Thematic cartography
Resumen en inglés
This dissertation intend achieve a geographic analysis with the support of thematic cartographic about the quality of public basic education of nation of São Paulo. We objectify add learning, materials and information about the actual condition of school and contribute with the future planning of education. This work emphasize the vision about the regional dynamics, the dichotomy between the educational accomplishment of small cities and large cities of nation of São Paulo, with the purpose of analyze and understand because the interior cities of São Paulo obtain, recently, satisfactory accomplishment in educational indicators than the capital and the urban cities of São Paulo. Theres the preoccupation in to use thematic geography. Then we produce thematic maps developed with educational indicators of years 2000, 2002, 2004 and 2006. Above this, theres a complement lay out in pillar this maps, that aspire to demonstrate the evolution of indicators by of time. So, We use a substantial collection of statistic facts and We use critic analysis about the studied subject matter to. We put in evidence the importance of graph language to Geography, Education and other sciences.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-10-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.