• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-18102007-154606
Document
Auteur
Nom complet
Dulcineia Boscolo
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Pontuschka, Nidia Nacib (Président)
Alves, Gloria da Anunciacao
Fusari, Jose Cerchi
Titre en portugais
Projetos de estudo do meio em escolas públicas em Santana de Parnaíba - SP
Mots-clés en portugais
Aprendizagem significativa
Estudo do Meio
Formação continuada dos professores
Interdisciplinaridade
Santana de Parnaíba
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem como principal objetivo conhecer os projetos de Estudo do Meio, significativos do ponto de vista do ensino e aprendizagem, desenvolvidos nas escolas públicas municipais de Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) de Santana de Parnaíba. Analisamos, no contexto da realidade escolar pública, as possibilidades de práticas que tenham resultados positivos na formação dos educandos. Os principais documentos da pesquisa são os questionários e as entrevistas com professoras e supervisoras. Os questionários foram aplicados com os professores de todas as disciplinas e, a partir da análise, identificamos, entre outros projetos, trabalhos de Estudo do Meio realizados por duas professoras que foram escolhidos como estudo de caso. As entrevistas com essas professoras permitiram conhecer o desenvolvimento dos projetos, as condições que favoreceram as realizações e os resultados obtidos. Discutimos como o modelo cartesiano de conhecimento influenciou ideologicamente a sociedade industrial, inclusive no que se refere à instituição escolar e, ainda, a importância do pensamento dialético nas práticas educativas. Abordamos também questões relacionadas às práticas de ensino vinculadas aos aspectos da estrutura escolar e da formação contínua dos educadores. Discutimos a importância do Projeto Político Pedagógico e do currículo em construção vivenciado no cotidiano escolar. Com base na análise das informações dos dois projetos de Estudo do Meio, buscamos conhecer ações pedagógicas voltadas para uma aprendizagem significativa em escolas públicas. Analisamos o Estudo do Meio como uma alternativa de método, que leva em conta as subjetividades dos educandos, que tem como princípio o trabalho coletivo, a integração das disciplinas e uma aprendizagem crítica. Por fim, concluímos que determinadas práticas pedagógicas podem revigorar o cotidiano do espaço escolar, no caminho da compreensão da realidade em sua complexidade, na formação da cidadania e na função social da escola.
Titre en anglais
Projects Environment Study in Santana de Parnaiba (SP) public schools
Mots-clés en anglais
Continuous training of teachers
Environment Study
Interdisciplinary action
Meaningful learning
Santana de Parnaíba
Resumé en anglais
This survey targets at getting to know the projects Environment Study, meaningful from the teaching and learning points of view, as deployed in Santana de Parnaiba public schools of Fundamental Education (5th to 8th degree). We analyzed the practical possibilities within public education's contextual reality giving a positive return to students' formation. Quizzes and interviews with teachers and supervisors form the survey's main documents. The quizzes were presented to teachers of all branches of knowledge and after the analysis we identified and choose as study cases' from among other projects' two Environment Studies done by two lady teachers. The interviews with the two teachers gave us the opportunity to know about the project development, conditions favoring realizations and the results thus attained. We discussed how the Cartesian model of knowledge had influence over the industrial society, including what relates to the school institution and also the importance of dialectic thinking on educational practices. We also approached issues relating to teaching practices and linked to aspects of the schooling structure and continuous training of educators. We discussed about the importance of a Pedagogic Political Project and the curriculum vitae daily developed in schools. After the analysis of all information collected from the Environment Studies of both projects, we tried to know the types of pedagogic actions that might be focused on a meaningful learning at public schools. We analyzed the Environment Study as an alternative approach method, taking into consideration that as a principle all of the students' subjectivities carry a collective work, an integration of disciplines and a critical learning. Finally, we came to the conclusion that certain pedagogical practices may daily strengthen the school space towards an understanding of reality in all its complexity and may also strengthen the formation of citizenship and the school's social function.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-10-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.