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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-17042012-122415
Documento
Autor
Nome completo
Margarida Liliane de Sá Brito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Presidente)
Alves, Gloria da Anunciacao
Moraes, Jerusa Vilhena de
Título em português
Processo de escolarização de jovens e adultos em áreas de assentamentos de Reforma Agrária na Amazônia na perspectiva do lugar uma abordagem geográfica
Palavras-chave em português
conhecimentos geográficos
ensino-aprendizagem
escolarização de jovens e adultos assentados
formação continuada
Resumo em português
A nossa pesquisa se insere no contexto da educação dos jovens e adultos assentados. Em que se objetivou analisar o impacto da escolarização destes jovens e adultos assentados de reforma agrária, o qual foi promovido pelo Educampo I Projeto integrado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Analisando de que forma estes jovens e adultos demonstraram o conhecimentos geográficos como saber popular e se a escolarização desenvolveu a percepção do território como lugar de vida. Apartir da metodologia da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o 1º Segmento do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental no âmbito educacional escolar. Foram pesquisadas seis turmas de seis comunidades do Projeto de Assentamento (PA) Vila Amazônia no município de Parintins-Amazonas-AM, no período de 2007 a 2010. Constataram-se, como resultados desta pesquisa, que o processo de escolarização; a formação continuada, inspirada nas idéias de Paulo Freire, propondo uma educação que considera os sujeitos e a sua realidade; o uso da coleção Viver, Aprender, como material didático nortearam a prática da sala de aula, proporcionado aos educandos aprendizagens que demonstraram por meio de atividades como mapas, maquetes, desenhos, linguagens interpretativas do lugar, os conhecimentos geográficos com base no censo comum, além da biografia dos educandos onde os relatos mostram as trajetórias de vida, a importância de continuar estudando e como percebem o território como espaço e lugar de vida. E, por fim, destacar a mudança de postura dos educadores e educandos, que a partir da escolarização elevaram a autoestima, e são reconhecidos como lideranças na comunidade
Título em inglês
Educational process of young people and adults in areas of Agrarian Reform Settlements in the Amazon in perspective of the place: the Geographical approach
Palavras-chave em inglês
continuing education
schooling and adult settlers
spatial knowledge
teaching-learning
Resumo em inglês
Our research is in the context of educating youth and adults seated. What is aimed at analyzing the impact of schooling of these young people and adults settled agrarian reform, which was sponsored by Project Educampo I integrated the National Program for Agrarian Reform Education (PRONE). Analyzing how these young people and adults have shown geographic knowledge as popular knowledge and schooling developed the perception of the area as a place of life.Based on the methodology of Youth and Adults (EJA) for the 1st segment of the school. To this end, there was a desk in school education. We surveyed six groups of six communities in the Settlement Project (AP) Amazon Village in the city of Parintins, Amazonas-AM, in the period 2007 to 2010. It was found, as results from this research that the process of schooling, continuing education, inspired by the ideas of Paulo Freire, proposing an education that considers the subject and reality, the use of the collection Living, Learning, teaching materials and guided practice the classroom, giving students who have demonstrated learning through activities such as maps, models, drawings, interpretive languages of the place, the geographical knowledge based on common census, besides the biographies of the students where the reports show the paths of life, the importance to continue studying and how they perceive the space and territory as a place of life. Finally, highlight the changing attitude of educators and students from the school that raised selfesteem, are recognized as leaders in the community.
 
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Data de Publicação
2012-04-17
 
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