• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-16092010-104604
Document
Auteur
Nom complet
Marcia Yoko Kobayashi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Custódio, Vanderli (Président)
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Lima Neto, João Evangelista de Souza
Titre en portugais
As enchentes do rio Aricanduva (MSP) e a construção de conhecimentos no ensino de Geografia
Mots-clés en portugais
Construção do Conhecimento
Enchentes
Ensino de Geografia
Resumé en portugais
O objetivo geral da pesquisa é verificar até que ponto a Geografia ensinada em escolas cuja comunidade é afetada por enchentes tem realizado a leitura do espaço de vivência dos alunos e uma aprendizagem significativa. O trabalho de campo foi realizado em cinco escolas públicas (estaduais e municipais) situadas no entorno do rio Aricanduva, no baixo e médio cursos do rio, na área de maior inundação. Foram entrevistados Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores e alunos da 6ª série do ensino fundamental. Os questionários (abertos) versam sobre a construção do conhecimento em Geografia e a noção de enchentes. Também foram analisadas as Propostas Curriculares Oficiais e os livros didáticos (adotados nas escolas). Observou-se que há um descompasso, entre o que se intenciona ensinar, a concepção de ensino e de Geografia e o que se aprende na disciplina. De um lado os professores (Propostas Curriculares e os livros didáticos) têm uma concepção que se preocupa com a realidade e o desenvolvimento do pensamento crítico, por outro lado; os alunos, possuem uma concepção da disciplina e da escola ligada à localização, ao mercado de trabalho e ao conhecimento enciclopédico. Em relação às enchentes prevalecem, entre os entrevistados, explicações destituídas de elaboração científica, embora, entre os professores, haja alguma compreensão da questão das inundações urbanas enquanto produto do processo de urbanização, como pensamos deveria ser. Os resultados demonstram a relevância da concepção de ensino baseada na construção de conhecimentos com referência no conhecimento cotidiano e situado no espaço vivido dos alunos.
Titre en anglais
Flooding of the river Aricanduva (MSP) and the construction of knowledge in geography teaching
Mots-clés en anglais
Building knowledge
Floods
Teaching geography
Resumé en anglais
The purpose of this study is to assess the extent to which geography taught in schools whose community is affected by flooding has made the reading of the living space of students and significant learning. The fieldwork was conducted in five public schools (state and municipal) located around the river Aricanduva in low and middle courses of the river, the area of major flooding. Directors were interviewed, educational coordinators, teachers and students from 6th grade education. Questionnaires (open) deal with the construction of knowledge in geography and the notion of flooding. Also analyzed the proposed curricula and textbooks (adopted in schools). It was observed that there is a mismatch between what we intend to teach, design and teaching of geography and what is learned in the discipline. On the one hand teachers (Proposed Curriculum and textbooks) have a design that is concerned with reality and the development of critical thinking, on the other hand, the students have a concept of discipline and school linked to location, market work and encyclopedic knowledge. In relation to floods prevail among respondents explanations devoid of scientific development, though, among teachers, there is some understanding of the issue of urban flooding as a product of the urbanization process, we think it should be. The results reveal the importance of design education based on the construction of knowledge with reference to everyday knowledge and situated in the lived space of students
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-09-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.