• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-14092012-101036
Documento
Autor
Nombre completo
Edjailson Bezerra da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Pontuschka, Nidia Nacib (Presidente)
Almeida, Maria Isabel de
Francesconi, Lea
Título en portugués
As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografia
Palabras clave en portugués
Currículo do estado de São Paulo
Desigualdades sociais
Desprofissionalização do professor
Ensino de geografia
Política educacional
Resumen en portugués
Esta dissertação trata da análise da política educacional do Estado de São Paulo (2008), dos processos que concretizam o currículo único, como este se relaciona com a prática do professor e com o ensino da Geografia. Considerando as pesquisas em currículo, deseja contribuir para uma leitura de currículo enquanto ação política para legitimar uma visão de sociedade e valores hegemônicos através dos processos educativos. Assim sendo, juntamente com a pesquisa bibliográfica, que nos possibilita uma maior compreensão do tema, buscou-se uma articulação entre a metodologia da análise documental e das técnicas qualitativas com as concepções de Pierre Bourdieu, sobretudo, às relacionadas aos mecanismos de produção, reprodução e conservação social. Da metodologia empregada, pôde-se constatar que o objetivo da política educacional é a de consolidar o currículo único. Por sua vez, através das formulações de Bourdieu, dos questionários aplicados em dez escolas da Diretoria de Ensino Sul 3 e das entrevistas realizadas com quatro professores de Geografia, verificou-se que o currículo único impõe uma sequência de conteúdos e uma forma igual de ensino com o objetivo de desenvolver uma cultura de aprendizagem comum a todos os alunos, evidenciando assim, o refinamento dos mecanismos de controle do Estado sobre as atividades docentes, obscurecendo a presença dos agentes escolares na participação dessas políticas. Dessa forma, averiguou-se que tamanho empenho resulta numa desqualificação do ensino e na desprofissionalização do professor, gerenciando um processo de reprodução das classes sociais baseado numa ideia específica de cidadão que se deseja formar.
Título en inglés
The educational reforms of São Paulo State, 2008: impact on student training and professor of geography
Palabras clave en inglés
Curriculum of the state of São Paulo
Deprofessionalization of teachers
Educational policy
Social inequalities
Teaching geography
Resumen en inglés
This dissertation deals with the analysis of educational policy of the State of São Paulo (2008), the processes that embody the unique curriculum as it relates to the practice of the teacher and the teaching of geography. Considering the research on curriculum, would contribute to a reading curriculum while political action to legitimize a view of society and hegemonic values through educational processes. Thus, together with the literature search, which allows us a greater understanding of the issue, we sought a link between the methodology of documentary analysis and qualitative techniques with the ideas of Pierre Bourdieu, especially those related to the mechanisms of production, reproduction social and conservation. The methodology used, it was noted that the goal of educational policy is to consolidate the single curriculum. In turn, through the formulation of Bourdieu, the questionnaires in ten schools in three South Board of Education and the interviews with four teachers of geography, it was found that the curriculum imposes a single sequence of content and teaching equally with the objective of developing a learning culture common to all students, thus evidencing the refinement of the mechanisms of state control over the teaching activities, obscuring the presence of agents participating in these school policies. Thus, it was found that commitment size results in disqualification of the deprofessionalization of teaching and teacher, managing a process of reproduction of social classes based on a specific idea of citizen who wishes to graduate.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-09-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.