• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-14012013-174122
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Paulo Cadena Giberti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Contel, Fabio Betioli (Presidente)
Castillo, Ricardo Abid
Scarlato, Francisco Capuano
Título em português
Sistemas de movimento de passageiros na macrometrópole paulista: consolidação e atuação dos fretados
Palavras-chave em português
Metropolização
Mobilidade
Rede urbana
Sistemas de movimento
Transporte fretado
Resumo em português
O objetivo central da pesquisa é compreender o surgimento dos chamados fretados, os motivos de sua consolidação, suas características e seu significado no cotidiano dos transportes macrometropolitanos. A dissertação busca num primeiro momento analisar a rede urbana paulista e seu processo de metropolização, apresentando os diversos entendimentos e leituras desse fenômeno. Também se destaca a importância dos transportes no processo de metropolização e a implantação dos sistemas técnicos e administrativos da infra-estrutura de transporte de passageiros, tendo como premissa os conceitos de acessibilidade e mobilidade. Os fluxos de passageiros são analisados mediante suas modalidades, origens, destinos e densidades, especialmente os deslocamentos pendulares, um dos principais elementos da vida de relações da rede urbana paulista, que muitas vezes utiliza os fretados como suporte. Outra questão fundamental abordada é o entendimento da alta demanda das viagens diárias, que integram toda a Região Metropolitana de São Paulo. Nota-se aqui uma crise dos transportes e uma busca por alternativas à crise. Nesse contexto, procuramos identificar os impactos positivos e negativos da ação dos fretados, assim como buscamos analisar o ponto de vista dos órgãos reguladores das empresas prestadoras desses serviços, de seus contratantes e usuários.
Título em inglês
Movement systems of passengers in São Paulo macrometropolis: charter consolidation and action
Palavras-chave em inglês
Charter transportation
Metropolization
Mobility
Movement systems
Urban network
Resumo em inglês
The main objective of this research is to comprehend the origins of charterers, the reasons of its consolidation, its characteristics and its meaning on macrometropolitan transportation. At first, this dissertation intends to analyse São Paulos urban network and its process of metropolization, by presenting some understandings and readings about this phenomenon. By having the concepts of acessibility and mobility as a premiss, its also of main importance to look at the implantation of technical and administrative systems related to the passengers transport infrastructure. The flowing of passengers is analysed by its origins, destinies, densities and especially by pendulous orientations, one of the most important elements on São Paulos urban network of relationships, using charteres as a support. Also, an understanding is made on the high demand of daily trips that intregrates the entire São Paulos Metropolitan Region. We can see a transportation crisis aproaching and a pursuance of alternatives to it. In this context, we can identify the positive and negative impacts of the charteres, and at the same time analyse the various points of views of users, public and private hirers, and companies that offer the service.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-01-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.