• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-13012009-114843
Document
Auteur
Nom complet
Ana Paula Gomes Seferian
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Président)
Alves, Gloria da Anunciacao
Callai, Helena Copetti
Titre en portugais
Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográfica
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Construção de conceitos
Projetos
Seqüência didática
Resumé en portugais
Com o objetivo de discutir a importância da aprendizagem e da metodologia de ensino em Geografia, trataremos nesta pesquisa da aprendizagem em Geografia, pautando o debate na corrente teórica da psicologia genética, o que respaldará o entendimento do processo de construção de conceitos pelos sujeitos da aprendizagem, bem como a sistematização de estudiosos da área de Geografia que tratam os assuntos referentes à educação geográfica. A hipótese central é a de que, quando os conteúdos da Geografia são trabalhados de forma articulada dentro de uma seqüência didática que contemple procedimentos fundamentais para garantir o envolvimento do aluno na proposta de aprendizagem, utilize diversificados instrumentos didáticos, apresente diferentes tipos de conteúdos, que sejam por sua vez encadeados de maneira contextualizada, no corpo de um projeto, o envolvimento do aluno, bem como o processo de aprendizagem, é beneficiado, na medida em que o sujeito é colocado em uma situação a qual demanda a aprendizagem e ao mesmo tempo a torna significativa. Para que pudéssemos verificar os resultados de um trabalho como esse, baseamo-nos em pesquisas empíricas realizadas em duas escolas, uma pública e outra particular, com alunos do Ensino Fundamental II. Com base nos objetivos e nas opções metodológicas aqui empregadas, constatamos que a condição social dos sujeitos mostrou-se menos relevante do que se supõe para o processo de aprendizagem, o que corrobora os pressupostos de que a metodologia de ensino é responsável, em boa parte, pelo sucesso deste processo.
Titre en anglais
Methodology and learning: a way for the geografic education
Mots-clés en anglais
Concepts construction
Didactic sequence
Learning
Projects
Resumé en anglais
With the objective to argue the importance of the Geography Learning and Education Methodologys, we will base the subject on the genetic psychology theoretical chain, endorsing the understanding of the construction process of concepts by the pupils, as well as the systematization of studious of the Geography Area who treat the referring subjects to the geographic education. The central hypothesis is that when Geography contents are worked in an articulated way inside of a didactic sequence, that contemplates basic procedures to guarantee the pupil involvement in the learning proposal, sequence in which are used diverse didactic instruments, showing different types of contents, linked as a context in the project body, providing the pupil involvement, as well as benefiting the learning process, due to the placing of the pupil in a situation of learning demand, becoming it significant at the same time. To allow us the work results verification as this, we will base the study on a empirical researches done in two schools, one public and other private, with the Basic Learning pupils, based on objectives and methodological options used. We also evidenced that the pupils social condition is less expressive for the learning process, what corroborates with the estimated ones of that the education methodology is responsible, significantly, for the success of this process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-01-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.