• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-11122009-154104
Document
Auteur
Nom complet
Wagner da Silva Dias
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Président)
Martins, Elvio Rodrigues
Silva, Jorge Luiz Barcellos da
Titre en portugais
A idéia de América Latina nos livros didáticos de geografia
Mots-clés en portugais
América Latina
Geografia escolar
Livro didático
Resumé en portugais
A América Latina é um conteúdo trabalhado geralmente no oitavo ano do ensino fundamental, quando a geografia escolar aborda a regionalização do espaço mundial. Os livros didáticos apresentam uma abordagem simplória e generalizante desse conteúdo, distanciando-se de uma proposta mais próxima da realidade, e favorecendo a criação de estereótipos. É marcante, nesses livros, a ausência de uma discussão mais aprofundada acerca do conteúdo América Latina, justificada através de uma pretensa unidade latino-americana, com base em contexto histórico e dados estatísticos. Os livros didáticos analisados invariavelmente situam a América Latina no Sul subdesenvolvido, apresentam determinadas características dessa condição e assumem como principais causas dela a colonização de exploração e o domínio externo. Um conjunto de 33 países estaria rotulado com o gentílico latino-americano, que se tornaria sinônimo das citadas características. Procuramos analisar em nosso trabalho o conteúdo referente à América Latina em três livros didáticos, além de suas referências e bases teóricas. O resultado comprovou que há um esforço para justificar uma determinada ideia de América Latina, apesar da grande quantidade de exceções para cada argumento assumido como verdadeiro e da simplificação dispensada nas justificativas. Verificamos ainda que, exatamente por se buscarem elementos unificadores para toda a região, estão ausentes discussões como: as origens do termo América Latina, a proposta inicial de sua formação e a pertinência dessa região para o conjunto de países que a integram, tendo em vista a diversidade aspectos físico-geográficos, níveis de desenvolvimento socioeconômico, nacionalidades e identidades étnicas que eles apresentam. Dessa forma, o presente trabalho constatou a necessidade de uma reformulação do conteúdo, menos simplificadora e mais questionadora da realidade latino-americana. Assim, ao contrário de continuar a busca por elementos que justifiquem a existência de uma região chamada América Latina, esperamos que se busquem outros critérios para uma regionalização menos generalizante, inclusive questionando se América Latina seria um recorte adequado para os estudos da geografia escolar.
Titre en anglais
The idea of Latin America in the geography's textbook
Mots-clés en anglais
Latin America
School geography
Textbook
Resumé en anglais
Latin America is a content generally worked in the eighth year of middle school when the school geography deal the regionalization of the global space. Regarding the study of Latin America, the textbooks have a simplified and generalized, hold off a proposal closer to reality and favoring the creation of stereotypes. The absence of further discussion in the textbook of the content is marked, despite attempts to justify the claim of Latin American unity in the historical context and based on statistical data. The textbooks examined invariably located Latin America in southern underdeveloped, have certain characteristics for this condition and take as the main cause of exploration and colonization to the external field. A set of thirty-three countries will be labeled with the ethnic Latin American, which became synonymous with these characteristics. We analyze the content in our work on Latin America in three textbooks, their references and theoretical bases. The result showed that there is an effort to justify an idea of Latin America, despite the large number of exceptions for each argument given as real and simplifying the reasons given. We note that, just search for unifying elements for the whole region, there is the absence of discussions such as: the origins of the term Latin America, the initial proposal for its formation and relevance of this region for all the countries belonging to it in order to diversity - physical and geographical aspects, levels of socioeconomic development, ethnic identities and nationalities that they have. Thus, this paper noted the need for a reformulation of content, less simplified and more questioning of the "Latin American reality." So, unlike continue to search for evidence to justify the existence of a region called Latin America, we hope that other search criteria for a regional less generalized, even to question whether Latin America would be a suitable crop for the study of school geography.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
WAGNER_DA_SILVA_DIAS.pdf (590.50 Kbytes)
Date de Publication
2009-12-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.