• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-08032010-115743
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Miranda Favero
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Martin, Andre Roberto (Presidente)
Damo, Arlei Sander
Jesus, Gilmar Mascarenhas de
Título en portugués
Os donos do campo e os donos da bola: alguns aspectos da globalização do futebol
Palabras clave en portugués
Futebol
Geografia econômica
Geopolítica
Globalização
Sociedade do espetáculo
Resumen en portugués
Nesta pesquisa, proponho analisar o futebol a partir de três pontos de vista diferentes, mas que se complementam: a globalização, a geopolítica e a mercantilização. O futebol transformou-se em uma indústria e, independentemente da habilidade dos jogadores dentro de campo, o poder econômico dita os rumos como o futebol vai se realizar como prática social e não há como fazer uma análise geográfica do futebol sem levar isso em conta. Em tempos de globalização, as mudanças ocorrem também no esporte, em todos os níveis, em todos os lugares, em escalas e proporções diferentes. A intenção deste trabalho é mostrar como ocorre a concentração do dinheiro em poucos clubes e revelar a transformação do jogador em mercadoria.
Título en inglés
The field owners and the ball owners: some aspects of football globalization
Palabras clave en inglés
Econony geography
Football
Geopolitics
Globalization
Society of spetacle
Resumen en inglés
I intend to analyze the football from three different points of view, but that they complement themselves: the globalization, geopolitics and the market relations. The football was changed into an industry and, independently of the skills of the players, the economic power speaks much more high and it does not have to do a geographical analysis of football without taking this in account. With the globalization, the changes also occur in the sport, all the levels, all the places, in different scales and ratios. The intention of this research is to show how the money concentration occurs in few teams and to disclose the transformation of the player in merchandise.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-03-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.