• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-07102009-112818
Documento
Autor
Nome completo
José Raimundo Sousa Ribeiro Júnior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Damiani, Amelia Luisa (Presidente)
Carlos, Ana Fani Alessandri
Fontenelle, Isleide Arruda
Título em português
A fome e a miséria na alimentação: apontamentos para uma crítica da vida cotidiana a partir da Geografia Urbana
Palavras-chave em português
Crítica da vida cotidiana
Fome
Geografia urbana
Miséria na alimentação
Resumo em português
Essa pesquisa parte da consideração da importância da alimentação e da fome como objetos de estudos privilegiados para a realização de uma crítica da vida cotidiana. Em seguida, considera a contribuição de Josué de Castro (geógrafo reconhecido por seus estudos sobre a fome) para esse tema, em uma tentativa de apontar tanto para as conquistas, como para os limites de sua obra. Nesse caminho, coloca a importância de considerar o papel da alimentação na reprodução social capitalista a partir de uma interpretação que considere a crítica da economia política. Além disso, há uma tentativa de se avançar na compreensão do papel do espaço (e de sua produção) para o entendimento dos processos de deterioração da alimentação que levam à miséria na alimentação e à fome. De início, considera uma discussão baseada nas escalas geográficas, para em seguida se aprofundar em um estudo do urbano apoiado na obra de Henri Lefebvre. Destaca-se também o papel dos trabalhos de campo para o entendimento da fome a partir de recortes espaciais realizados na metrópole de São Paulo.
Título em inglês
The hunger and the misery on food: notes for a critique of everyday life since the urban geography
Palavras-chave em inglês
Critique of everyday life
Hunger
Misery on food
Urban geography
Resumo em inglês
This research starts with the consideration of the importance of food and hunger to realize a critique of everyday life. Then it considers the contribution from Josué de Castro (a geographer known for his studies about the hunger) to this theme, in an attempt to point to the achievements as much as the limits of his work. In this way, it situates the importance to consider the paper of food on the social reproduction from capitalism through an explanation that considers the critique of political economy. More over, there is an attempt to put forward in a comprehension of the role from space (and from its production) to the understanding from the processes of deterioration of food which lead to the misery on food and to the hunger. First, it considers an argument based on the geographical scales, and then it realizes a study of the urban based on the work from Henri Lefebvre. The role from the field works is important too, in order to build a comprehension of hunger in the metropolis from São Paulo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-10-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.