• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-06052015-145214
Document
Auteur
Nom complet
Ana Paula Camilo Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Lencioni, Sandra (Président)
Arroyo, Maria Mónica
Lamoso, Lisandra Pereira
Silveira, Márcio Rogério
Théry, Hervé Émilien René
Titre en portugais
Asas da centralidade em céus conhecidos: a dinâmica empresarial do setor de transporte aéreo no território brasileiro
Mots-clés en portugais
Capital empresarial
Dinâmica territorial
Estratégias
Setor de transporte aéreo brasileiro
Resumé en portugais
O setor de transporte aéreo brasileiro apresenta uma dinamicidade socioespacial que está relacionada à atuação e às ações estratégicas desenvolvidas pelas companhias aéreas em múltiplas escalas territoriais. Este trabalho se propõe analisar e discutir as estratégias empresariais no setor de transporte aéreo brasileiro considerando as principais companhias do país, pois são essas que empreendem uma constante dinâmica a partir de ações estratégicas que promovem a concorrência e a competitividade, mas que também se consubstanciam por estratégias de cooperação. Ao analisar a reprodução do capital empresarial, este trabalho discute as estratégias de três das principais companhias aéreas brasileiras que concentram a maioria dos voos realizados no país, sendo: a TAM Linhas Aéreas, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes e a AZUL Linhas Aéreas Brasileiras. Considerando a integração entre a dinâmica do capital e a dinâmica territorial, defendemos a tese de que há uma indissociabilidade na relação entre as ações do capital empresarial em determinados territórios e aeroportos que constituem o interesse das principais companhias aéreas brasileiras. O objetivo primordial das empresas aéreas é buscar e garantir um maior alcance do seu poder de atuação territorial. Assim, essas ações estratégias são desenvolvidas para obter e deter o domínio, a supremacia de expansão do poder territorial, daí a constante necessidade de se promover acordos e alianças com outras companhias. Diante dessa abordagem, somam-se elementos como: a concorrência, a competitividade, a cooperação, a distribuição das malhas aéreas e a definição dos principais hubs aeroportuários, as concessões de aeroportos à iniciativa privada e a participação e influência das ações do capital estrangeiro. Em síntese, esses elementos constituem um conjunto de referências para analisar e discutir as ações do capital empresarial integrada à busca por poder de atuação territorial.
Titre en anglais
The wings of centrality in known skies: entrepreneurial dynamics in the air transport sector on Brazilian territory
Mots-clés en anglais
Brazilian air transport sector
Business capital
Strategies
Territorial dynamics
Resumé en anglais
The Brazilian air transport sector has socio-spatial dynamics that are related to the performance and strategic actions developed by the airlines at multiple territorial levels. This study aims to analyze and discuss the business strategies in the Brazilian air transport sector considering the leading companies in the country, for these are the agents that engage in a constant and relevant dynamic based on strategic actions that promote rivalry and competition, but that are also supported by cooperative strategies. By analyzing the reproduction of business capital, this work discusses the strategies of three Brazilian companies that operate most flights in the country, namely: TAM Linhas Aéreas, GOL Linhas Aéreas Inteligentes and AZUL Linhas Aéreas Brasileiras. Considering the integration between capital dynamics and territorial dynamics, we defend the thesis that there is an inseparable link between the effects of business capital and certain territories and airports, which constitute the fundamental interests of the main Brazilian airlines. The primary objective of these companies is to pursue and ensure an increase in their potential territorial range. As such, these strategic actions are developed to obtain and hold the command, the supremacy over the expansion of territorial power. It is this that gives rise to the constant need to promote agreements and alliances with other companies. This approach is supplemented by such elements as: rivalry, competition, cooperation, distribution of air networks, definition of the main airport hubs, public concessions of airports to private companies, in addition to the participation and influence of foreign capital. In summary, these elements constitute a set of references to analyze and discuss the effects of business capital integrated with the search to control territorial range.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-05-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.