• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-04062007-153937
Document
Auteur
Nom complet
Sergio de Moraes Paulo
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Francesconi, Lea (Président)
Moura, Manoel Oriosvaldo de
Pontuschka, Nidia Nacib
Titre en portugais
O ensino de geografia e suas representações sociais numa área de interesses ambientais: o caso de Iguape
Mots-clés en portugais
Ensino de geografia
Iguape
Linguagem.
Questão ambiental
Representações sociais
Resumé en portugais
Sendo a Educação uma relação fundamentalmente social, é compreensível que apresente mudanças que acompanham ou tentam acompanhar a dinâmica da sociedade. A Educação é um processo contínuo que não se restringe à instituição escolar: aprendemos com a família, os amigos, a religião, a política e, mais intensamente nos últimos anos, com os meios de informação que temos à disposição. O trabalho que ora apresentamos foi desenvolvido sob esta perspectiva, isto é, a de que a Escola é um momento importante da Educação, mas não o único. Procuramos discutir, a partir de um estudo de caso, outros elementos que devem ser colocados no processo de ensinoaprendizagem. Entre esses elementos, destacamos a importância das representações sociais no ensino de Geografia. Para tanto, escolhemos o tema da crise ambiental como meio para avaliarmos como algumas representações sociais podem se manifestar na escola e como sua compreensão pode contribuir para ajudar ou dificultar o trabalho do professor.As representações sociais manifestam-se através de diferentes formas de linguagem. Identificá-las nos permite descobrir relações de poder que estão presentes numa comunidade e, se quisermos, elaborar uma prática de ensino que as coloque em questão. Compreender a linguagem utilizada entre alunos com diferentes realidades sociais numa determinada comunidade foi o meio que escolhemos para identificar algumas representações sociais. A importância da linguagem no processo de ensinoaprendizagem foi discutida com base na obra inacabada de Vygotsky. A interpretação da linguagem para a identificação das representações sociais foi feita com base em Lefevre, Marx e Mészáros e Rafesttin. A apresentação desse trabalho tem como objetivo relatar o processo que nos levou à formulação de questões, os resultados que obtivemos de nossas investigações e a discussão de alguns resultados que consideramos importantes.
Titre en anglais
The teaching of Geography and some of its social representations in Iguape
Mots-clés en anglais
Iguape
Language
Social representations
The ambiental question
The teaching of geography
Resumé en anglais
The teaching of Geography is a fundamentally social activity and for this reason subject to the most diverse influences that society can provide. Aggregated to this are other elements in the education of primary and secondary school pupils that transcend the scholastic institution, such as the family, friends, politics, culture and the vehicles of information we have at my disposal today. To investigate how some of these influences are manifested in teaching practice from the point of view of the pupils was one of the objectives of this research. I have sought to identify these different influences through language, taking into account possible power relationships. The concept of social representations was utilized for me to identify some influences that may occur in the Teaching of Geography in an area of ambiental interest. The municipality of Iguape in São Paulo was chosen for my investigations, due to its specific characteristics and the possibilities it offered to explore our theme. For this reason, I opted for the ambiental question, as it represents a theme in which different interests, at times contradictory, may present themselves. So I compared two schools with préuniversity/ sixth form Ensino Médio pupils, with different socioeconomic realities, through the use of compositions on the theme of "Nature and me in Iguape". In making this comparison in the light of the ambiental theme, I have shown that the school may be an instrument of the legitimization of certain social representations constructed in the society of which it is a part, being also able to contradict some of its curricular intentions. Another fact noted in making this research was the importance of recognizing the discussion about geographical scale for a teaching practice to be truly more critical.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-06-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.