• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2007.tde-04062007-144149
Documento
Autor
Nome completo
Luis Augusto Bustamante Lourenço
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Lemos, Amalia Ines Geraiges de (Presidente)
Jancso, Istvan
Marx, Murillo de Azevedo
Moraes, Antonio Carlos Robert
Soares, Beatriz Ribeiro
Título em português
Das fronteiras do Império ao coração da República: o território do Triângulo Mineiro na transição para a formação sócio-espacial capitalista na segunda metade do século XIX
Palavras-chave em português
Antigo Regime
Capitalismo
Escravidão
Formação sócio-espacial
Geografia histórica.
Rede urbana
Trabalho livre
Transição
Triângulo Mineiro
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo compreender a transição, ocorrida no território do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, nas últimas quatro décadas do século XIX, de uma economia e sociedade organizadas com base em estruturas herdadas do Antigo Regime para o capitalismo. A hipótese desse trabalho é a de que a transição de um modo de produção para outro corresponde a mudanças estruturais nas configurações territoriais, paisagens, redes e técnicas, caracterizando nova formação sócio-espacial. Foram analisadas as transformações ocorridas na configuração territorial, com ênfase na regionalização e rede urbana; na estrutura fundiária, em especial a distribuição e mercantilização de terras; a transição da escravidão para o trabalho livre; as mudanças nos sistemas técnicos e a dinâmica do espaço urbano. Inventários post mortem, recenseamentos, mapas e material colhido em trabalhos de campo, além de vasta literatura foram utilizados como fonte deste estudo, que se fez na perspectiva da geografia regional e da geografia histórica.
Título em inglês
Das fronteiras do império ao coração da república: o território do Triângulo MIneiro na transição para a formação sócio espacial capitalista na segunda metade do século XIX
Palavras-chave em inglês
Ancient Regime
Capitalism
Free work
Historical geography.
Slavery
Socio-spatial formation
Transition
Triângulo Mineiro
Urban network
Resumo em inglês
This paper aims to understand the transition occurred in Triângulo Mineiro´s territory, Minas Gerais, in the last four decades of 19th century, from an economy and society based on inherited structures of the Ancient Regime to the capitalism. This research proposes that the transition from a production method to another corresponds to structural changes in the territorial shape, landscape, networks, and techniques, which led to a new socio-spatial formation. All the changes were analyzed considering the regional arrangements and the urban network. Also the land structure, specially concerning the land distribution and mercantile process, the slavery status to free work, the transformations undergone in the technical systems and in the urban space dynamic were all considered. Post mortem estates, censuses, maps and collected material in fieldworks, as well as a vast literature were used as study sources. This paper was written from the regional geography and the historical geography perspectives.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-06-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.